ADOÇANTE QUE ENGORDA?

1
165

E AÍ GALERA!

( esse texto é de 2008 e foi revisto hoje, 26/03/2019) 
Que notícia mais assustadora!!!!!!! Saiu hj, no “Estado de São Paulo”( 11/ 02/08) um estudo feito pela Universidade de Purdue, em Indiana.
A coisa funciona assim: quando você  ingere líquidos ( como refrigerantes) adoçados com sacarina, ou come iogurtes, ou outros doces adoçados artificialmente, seu organismo entende que vem aí uma grande quantidade de calorias ( essa sensação é dada pelo sabor doce)
Como não chegam as calorias que o organismo está esperando, ele fica desregulado, e como consequência, pede mais comida ou queima menos calorias, o que resulta em um aumento de peso.
Outra coisa observada pelos cientistas ( que trabalharam com ratos) foi a diferença na temperatura corporal.
Quando os ratinhos consumiram alimentos com adoçantes , o aumento da temperatura foi menor do que com uma dieta regular, o que pode indicar que os adoçantes artificiais atrapalham as reações corporais aos alimentos, tornando mais difícil a queima de calorias extras.

REVISÃO:
Vamos ver alguns dos adoçantes que podem ser artificiais ou naturais:

Adoçantes artificiais:

  • HSH
  • Isomalte
  • Lactitol
  • Maltitol
  • Acesulfame K
  • Sucralose (Sacarose)
  • Aspartame
  • Ciclamato
  • Sacarina

Adoçantes Naturais:

  • Eritritol
  • Manitol
  • Sorbitol
  • Trehalose
  • Tagatose
  • Xilitol
  • Frutose
  • Taumatina
  • Steviosídeo (Stevia)

Além desses, outros nomes comerciais de adoçante são: Agave, Lowçucar, Linea, Finn sucralose, Assugrin, Stevita, Adocyl, adoçante Tal e Qual.

“Os adoçantes, ou edulcorantes, tornaram-se uma das formas pelas quais  conseguimos consumir uma maior variedade de produtos gostosos sem ingerir calorias em excesso. Estão presentes em sucos, refrigerantes, doces, sorvetes, gelatinas e até no cafezinho diário, por opção própria de quem o utiliza.

Os adoçantes são substâncias que tem um poder edulcorante muito potente. Isso significa que uma pequena quantidade já é suficiente para adoçar os alimentos de forma bastante satisfatória. Por isso é que a quantidade normalmente utilizada de adoçante, para se obter o mesmo sabor doce é muito menor do que a quantidade de açúcar branco. No cafezinho, por exemplo, apenas 3 gotas são suficientes.

Estudos demonstram que não aumentam o apetite nem provocam  ganho de peso. Apenas adoçam. São produtos químicos? Sim. Como tantos outros que normalmente consumimos no dia a dia.

Fazem mal à saúde? Foram e continuam sendo exaustivamente estudados. Por todas as razões e interesses. E o que os estudos apontaram? Especialistas no assunto, de instituições insuspeitas como o FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, do JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e do NCI (National Cancer Institute) dos Estados Unidos chegaram à conclusão de que os edulcorantes não causam câncer ou qualquer outro efeito adverso à saúde.

Estas instituições estabeleceram, para cada adoçante, a IDA, isto é, a Ingestão Diária Aceitável, que é quantidade que se pode ingerir por dia com segurança e sem efeitos deletérios à saúde. A IDA do aspartame, por exemplo, é de 50 mg/kg de peso ao dia. Isso quer dizer que uma pessoa de 70 kg pode consumir com segurança até 3500 mg por dia. Isso é muito. Vamos fazer contas: considerando que um refrigerante adoçado com aspartame tem, em média, 40 mg de aspartame por 350 ml ( 1 lata), significa que este adulto de 70 kg poderia tomar até 80 latas por dia! Ou até 100 sachês de adoçante de mesa por dia, levando em conta os que tem 35 mg de aspartame por sachê. Lembrando que o aspartame tem um poder edulcorante  150 a 200 vezes maior que o açúcar, fica fácil imaginar que é muito difícil  ultrapassar a IDA.

Leia os rótulos dos produtos, e faça suas contas. A IDA da sacarose é de 5 mg/kg,  a da sucralose de 15 mg/kg e a do acesulfame de potássio de 15 mg/kg/dia.”

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/adocante-faz-mal-para-saude.htm

Então cuidado na hora de ingerir adoçantes.

Sempre o excesso, seja  do que for, compromete a sua saúde!

1 COMMENT

  1. HAHAHA EU NEM ME IMPORTOO
    NUM TOMO COISA COM ADOÇANTE MESMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK =)=)

    BLOG MTOOO PERFECT
    COMO SEMPREE
    QUEM TEVE AULA COM A MELHOR PROF DE QUIMICA Q POR UM ACASO É A DONA DESSE BLOG SABE Q A LI EH A MELHORR PROFF…
    ELA QUE ME FEZ GOSTAR DE QUIMICAA
    E HJ EU TOU FZD FARMACIA..PQ ME APAIXONEI PELA MATÉRIAAA =)
    BJÃO LII..
    ADORO SEUS POSTS
    MTOO LEGAIS MSM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here