AEROGEL !

2
235
aerogel sustentando um tijolo

MEU POVO! REPARA QUE EMBAIXO DO TIJOLO TEM UMA “COISA” TRANSPARENTE?

É UM BLOCO DE AEROGEL!!!!!!

O Aerogel é um material sólido meio poroso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituida por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe.
Devido as suas características físicas (baixa densidade, transparência e difusão da luz) esse material recebeu o apelido de fumaça sólida.
O Aerogel foi inventado por Steven Kistler, em 1931. O primeiro resultado foi o gel de silício, mas o aerogel pode ser feito de diversos materiais. O trabalho de Kistler envolveu aerogéis baseados em dióxido de silício, óxido de alumínio, óxido de cromo III, e estanho. Aerogéis de carbono foram criados pela primeira vez no final década de 1990.

Para voces terem uma idéia , esse tijolo pesa 2,5 quilos e o bloco de aerogel pesa 2,38 gramas!
Vejam que legal!!!!!! Um maçarico ( imagina a temperatura!) e nada acontece com as canetinhas que estão em cima do quadrado de aerogel!
O texto acima, na sua parte técnica, foi extraído da Wikipédia.
Se quiserem mais informações é só linkar !!!!!!
Bom final de semana!!!!!!

SEJAM HONESTOS: QUÍMICA É TUDO!

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here