AGORA É A VEZ DO LÍTIO

4
131

O lítio (grego lithos, pedra ) é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7 g/mol, contendo na sua estrutura 3 prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente ao grupo (ou família) 1 (anteriormente chamado 1A), entre os elementos alcalinos.
Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É um elemento sólido porém leve, sendo empregado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em bateria elétricas e, seus sais, no tratamento de transtorno bipolar.ISSO MESMO QUE VOCE LEU! É USADO EM MEDICAMENTOS CONTROLADOS
Outro uso do lítio é em barcos de inflar: O hidreto de lítio (Li H ) em contato com a água forma um gás que faz os botes inflarem.
Já o cloreto de lítio( Li Cl ) é usado como secante, porque é altamente higroscópico.
Agora, voce sabia que o hidróxido de lítio é usado em naves espaciais e em submarinos para capturar o CO2 ( gás carbônico) ?
Observe a fórmula:
LiOH·H2O + CO2 → Li2CO3 + 3 H2O –> voce está vendo que o lítio combina com o gás carbônico formando carbonato de lítio ( Li2CO3) . Acontece que esse carbonato é solúvel, então forma um composto com a água… assim o CO2 “sai” do ar!!!!!!!!!!!!!!!!
O lítio dessa forma foi usado na Apollo 13 ! para voce ter uma idéia UM GRAMA DE LÍTIO remove 450 cm³ de gás carbônico!
E DEPOIS DIZEM QUE QUÍMICA É CHATA!!!!
agradecimentos à Wikipédia e aos livros de química!!!!!!!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here