AROMATIZANTES- A EXPLICAÇÃO!

0
125

Para criar sabores mais realistas é preciso adicionar outras substâncias químicas nas proporções corretas para que possa se aproximar cada vez mais à realidade. É possível fazer isso por tentativa e erro ou pela análise química do sabor real.

Sabe-se que centenas de substâncias químicas são agentes de aromatização. O interessante é que geralmente são misturados para criar sabores “conhecidos”. Encontramos sabores artificiais de uva, cereja, laranja, banana, maçã, etc e é muito difícil a mistura de substâncias criar um sabor que ninguém experimentou. Mas isso pode acontecer e ocasionalmente acontece.
Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais porque isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.
Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.
Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e aroma. São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.
Também há os aromatizantes que atingem somente o olfato, não possuem “gosto” nenhum: é o caso da baunilha artificial, que tem um cheiro característico, mas , se voce fechar o nariz e colocar esse produto na língua , não vai sentir nada!

mas até onde essa “falsa” sensação familiar é benéfica??????
Pense!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here