AS PROPRIEDADES DAS SUBSTÂNCIAS PURAS

0
243

OI!

NA POSTAGEM ANTERIOR FALAMOS SOBRE A ÁGUA , SEU CICLO E AS MUDANÇAS DE ESTADO. TAMBÉM CONVERSAMOS SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS, E COMO SEPARÁ-LAS.

AGORA, FALAREMOS SOBRE SUBSTÂNCIAS PURAS E SUAS PROPRIEDADES:

CONCEITO DE SUBTÂNCIA PURA:

As substâncias puras são formadas por um tipo de átomo, ou molécula ou íon .

Formadas por um tipo de átomo: H2 , N2 , O2

exemplos de substâncias puras simples
imagem: todamateria.com.br
Misturas e Substâncias Puras. Misturas e Substâncias
imagem: PreParaEnem

Formadas por um tipo de molécula : H2O , HCl , HNO3

exemplos de substâncias puras compostas

Formadas por um íons ( algumas substâncias puras tem a capacidade de formar íons quando misturadas em água. Abaixo, exemplos dessas substâncias e o “formato” que elas possuem:

Revisão de Química: Relembre tudo sobre substâncias iônicas
imagem: Blog do Enem

Além disso, as substâncias possuem propriedades bem específicas :

Pontos de fusão e ebulição:

Nas substâncias puras, os pontos ou temperaturas de fusão e ebulição, são constantes. Isto significa que, durante toda a passagem de estado, a temperatura permanece a MESMA.

Vamos ver o exemplo da água: o ponto de fusão da água pura é 0°C . Isso quer dizer que, enquanto tiver um pedaço de gelo, a temperatura permanece 0°C . Lembre que a fusão é a passagem de sólido para líquido. No caso da água, um pedaço de gelo derretendo, em temperatura ambiente.( nível do mar, 1 atm)

O ponto de ebulição da água pura é 100°C, ou seja, até todo o líquido se transformar em vapor, a temperatura permanece 100°C.( nível do mar, 1 atm )

Essas duas propriedades podem ser vistas através de um gráfico:

Gráficos de misturas e substâncias - Brasil Escola
Na fase gelo + líquido a temperatura permanece constante- indicado pela linha vermelha. O mesmo ocorre na passagem de fase líquido + vapor : temperatura constante, indicado pela linha vermelha. imagem: Brasil Escola UOL

Outra propriedade importante é a densidade que se mantém constante durante toda a extensão da substância. No caso da água, essa densidade é de 1g/ cm 3 .Isso significa que 1g de água ocupa o volume de 1cm3 , logo 1000 g de água ( 1 quilo de água) ocupa um volume de 1000cm3 , ou seja, um litro.

Cada substância pura tem a sua densidade e através dela podemos encontrar a massa, ou o volume que está sendo utilizado, usando a fórmula :

Densidade. Definição de densidade e seu cálculo - Manual da Química
imagem: Manual da Química
A tabela a seguir apresenta a densidade de quatro substâncias. Em uma aula  de Química, o professor - Brainly.com.br
Acima, tabela com a densidade de algumas substâncias puras . imagem: Brainly

PARA VOCÊ NÃO ESQUECER: SUBSTÂNCIAS PURAS SÃO:

Definição de substâncias puras
Isso significa que, se for mudada a temperatura ou a pressão, vai mudar os pontos de fusão e ebulição. Observe o que ocorre com a temperatura de fusão quando se modifica a pressão :
  • Quando uma substância se funde, de modo geral ela aumenta de volume. Para uma substância que tenha este comportamento , observa-se que um aumento na pressão exercida sobre ela acarreta um aumento em sua temperatura de fusão.
  • O chumbo apresenta ponto de fusão de 327ºC, para uma pressão de 1 atm. Se aumentarmos a pressão sobre o chumbo, o seu ponto de fusão irá aumentar também.
  • A água é uma exceção quanto ao ponto de fusão. Ao se transformar em gelo a água aumenta de volume e é por este motivo que uma garrafa cheia de água, colocada em um congelador, parte-se quando a água se solidifica.
  • Aumentando a pressão sobre o gelo, ele se funde a uma temperatura abaixo de
    0ºC. Para andar sobre o gelo, se usa botas especiais que exercem uma pressão muito grande e acabam fundindo o gelo por um instante, possibilitando o deslocamento sobre o gelo.
  • Ao se vaporizar, as substâncias aumentam de volume. Por este motivo, um aumento na pressão acarreta um aumento na temperatura de ebulição, pois uma pressão mais elevada tende a dificultar a vaporização. Este fato é usado nas panelas de pressão e a água pode chegar a 120 ºC.
  • Com a altitude a pressão atmosférica vai diminuindo e o ponto de ebulição da água também. Por exemplo no alto do Monte Everest, (8800 m de altitude) a água ferve a 72 ºC. Isto que dizer, que cozinhar um alimento nesta altitude sem panela de pressão, é uma missão difícil.
  • Dessa forma , as temperaturas de fusão e ebulição da água ( 0°C e 100°C ) só são válidas para pressão atmosférica de 1atm= nível do mar.

NESSE VÍDEO VOCÊ VAI VER SUBSTÂNCIAS COM DENSIDADES DIFERENTES:

Para finalizar, vamos resolver alguns exercícios de densidade:

Uma solução foi preparada misturando-se 30 gramas de um sal em 300 g de água. Considerando-se que o volume da solução é igual a 300 mL, a densidade dessa solução em g/mL será de:

a)      10,0

b)      1,0

c)       0,9

d)      1,1

e)      0,1

resolução: D= m/v lembre que essa massa é o total da solução , ou seja o sal + água.

Então, a massa é igual a 300 + 30 = 330 g ( lembrando que 1 mL = 1 g , por conta da densidade da água)

D= 330/300= 1,1 g/ mL

Três líquidos (água, benzeno e clorofórmio) foram colocados numa proveta, originando o seguinte aspecto:

A seguir temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique sua resposta.

Pensando: qual o ” mais pesado” ? clorofórmio, não é? Então ele fica no fundo, letra C. Depois vem o mais leve que é o benzeno- fica em cima , letra A ; e o intermediário é a água, que fica na letra B. Conclusão, de baixo para cima: clorofórmio, água e benzeno.

pesquisa: http://www.if.ufrgs.br, Todamateria UOL, Brasilescola.uol.com.br, Wikipédia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here