OI!
DEPOIS DE TANTAS MISTURAS, SUBSTANCIAS E SEPARAÇÕES, VEM A PERGUNTA: DO QUE É FEITA A MATÉRIA?
Desde a Grécia Antiga, os filósofos procuravam uma maneira de explicar a formação da matéria.
Resumindo: Demócrito propôs que as partículas que formavam a matéria seriam tão pequenas, que não mais se poderia dividi-las. Deu o nome de ÁTOMO _ menor parte não divisível da matéria. O nome pegou, claro, mas o átomo não é essa massinha muito pequena que não sofre divisões- as bombas atômicas estão aí para comprovar isso.
Outros estudiosos apareceram, tentando explicar a natureza da matéria e as leis que permitem que as reações possam ser reproduzidas.
LAVOISIER E PROUST

A Lei de Lavoisier criada no final do século XVIII pelo cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) é também chamada de Lei de Conservação da Massa ou ainda de Lei de Conservação da Matéria. Essa Lei é muito conhecida atualmente por dizer o seguinte:
“Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”
No entanto, ela é mais bem expressa por:
“Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”
Observe que é importante que a reação seja realizada em um ambiente fechado. Se não for assim e houver um produto volátil, não poderemos medir corretamente o que foi produzido, para comparar com o que foi utilizado.
Exemplo:

LEI DE PROUST
Segundo Proust, as reações não ocorrem de qualquer forma. Existe uma proporção definida , ou seja, para que a reação aconteça, há uma quantidade mínima de cada reagente que possibilite a formação do produto. É a lei das proporções definidas.
Exemplo:- (Uni-Facef-SP) Foram realizados dois experimentos cujos dados constam na tabela.
.jpg)
Os valores de x, y e z, em gramas, que completam, correta e respectivamente, a tabela são:
a) 4,0; 12,0 e 12,5.
b) 16,0; 6,0 e 5,5.
c) 4,0; 0,75 e 1,25.
d) 16,0; 0,75 e 0,25.
e) 4,0; 1,5 e 2,0.
Para a resolução desse exemplo, devemos realizar as seguintes etapas:
- 1ª etapa: Utilizar a Lei de Lavoisier para determinar o valor de x, já que, de acordo com essa lei, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
6 + x = 10
x= 10 – 6
x = 4 g
- 2ª etapa: Utilizar a Lei de Proust para determinar o valor de y, já que essa lei trabalha a proporção definida entre os experimentos, logo:
6 = 4
y 0,5
Multiplicando cruzado, temos:
4.y = 6.0,5
4y = 3
y = 3
4
y = 0,75 g
- 3ª etapa: Utilizar a Lei de Lavoisier para determinar o valor de x, já que, de acordo com essa lei, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
0,75 + 0,5 = z então z = 1,25 g
RESUMO:

Na próxima postagem, mais leis ponderais e exercícios de aplicação.