BASES

0
956

BASES SÃO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, QUE SEGUNDO ARRHENIUS, LIBERAM SOMENTE OH- COMO ÂNION.
UMA DAS BASES MAIS IMPORTANTES É A SODA CAÚSTICA OU BARILHA, OU HIDRÓXIDO DE SÓDIO. VOCE ESTÁ VENDO ELA AÍ EM CIMA, SOB A FORMA DE CRISTAIS.
UMA COISA BERM LEGAL PARA FAZER COM O NaOH É SABÃO.
VEJA A RECEITA:
52ml de azeite, 6g de soda cáustica pura (hidróxido de sódio), 18ml de água destilada, colher e recipiente de plástico, recipiente com gelo, luvas para protecção, vinagre, especiarias ou óleos essenciais.
Procedimento: aquecer ligeiramente o azeite. Adicionar lentamente e com cuidado a soda cáustica à água destilada, num recipiente de plástico. Usar o gelo caso aqueça muito. Quando terminar adicionar lentamente a água com a soda ao óleo vegetal, sempre num recipiente de plástico. Mexer durante 20min e depois a cada 10min, até não haver mais separação de fases. Em breve a mistura atingirá uma consistência espessa. Neste momento adicionar óleos essenciais para dar perfume e especiarias para dar cor. Continuar a mexer nos dias seguintes até que a mistura comece a solidificar. Depois deixar repousar durante duas semanas e lavar antes de usa.
Óleo a usar: outro óleo alimentar pode ser usado, o azeite dá um sabonete de excelente textura e suavidade para a pele mas demora bastante tempo (mais de um dia) a solidificar. Caso usem outro óleo usem a calculadora em http://www.thesage.com/index.html para determinar os volumes a adicionar
Nota: a soda cáustica é bastante corrosiva em contacto com a pele ou recipientes de metal. Usar apenas plástico e usar luvas, bata e se possível óculos de protecção. Adicionar apenas a soda cáustica à água e nunca o contrário! A adição liberta bastante calor.( BLOG- SOU NATURAL.COM)
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.
ATENÇÃO PARA OS PERIGOS!
Ingestão:
Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
Inalação:
Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.
Pele:
Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.
Olhos:
Perigoso. Pode causar queimaduras, danos a córnea ou conjuntiva

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here