BOMBA ATOMICAS : SUCESSOS E FRACASSOS

0
259

Bom, pessoal, nós já tinhamos combinado escrever sobre as bombas atomicas.
Mas esse assunto é complexo, então vamos por partes.
Primeiro voce precisa saber os tipos de bombas que existem, depois como são feitas, e o evidente poder de destruição dessas coisas!
Fui na Wikipédia e outros sites, procurei em livros, para encontrar um texto que não fosse tão pesado, mas contivesse as informações que voce precisa.

Tudo começou quando Einstein resolveu escrever uma carta ao presidente Roosevelt, informando que alguns cientistas já tinham conhecimentos suficientes para desenvolver a bomba atomica. Nesta carta , que depois coloco aqui no blog, Einstein cita os cientistas ( como Fermi) e coloca a seguinte questão: se os americanos não corressem, os alemães conseguiriam fabricar a bomba.
O presidente dos EUA resolveu chamar esses cientistas, financiar as pesquisas: e a construção da primeira bomba atomica deixou de ser um sonho ( ou pesadelo).
As pessoas que trabalharam nessa etapa de desenvolvimento da bomba não sabiam dos riscos das radiações, então muitas morreram durante e depois dos testes realizados no deserto de Los Alamos.
Diz a história que no local onde foram explodidas, a areia vitrificou tamanho era o calor.
Alguns dos cientistas que trabalharam neste projeto enlouqueceram ao ver o potencial de destruição.

TIPOS DE BOMBAS:

As bombas atômicas são normalmente descritas como sendo apenas de fissão ou de fusão com base na forma predominante de liberação de sua energia. Esta classificação, porém, esconde o fato de que, na realidade, ambas são uma combinação de bombas: no interior das bombas de hidrogênio, uma bomba de fissão em tamanho menor é usada para fornecer as condições de temperatura e pressão elevadas que a fusão requer para se iniciar. Por outro lado, uma bomba de fissão é mais eficiente quando um dispositivo de fusão impulsiona a energia da bomba. Assim, os dois tipos de bomba são genericamente chamados bombas nucleares.

Bombas de fissão nuclear
São as que utilizam a chamada fissão nuclear onde os pesados núcleos atômicos do urânio ou plutônio são desintegrados em elementos mais leves quando são bombardeados por nêutrons. Ao bombardear-se um núcleo produzem-se mais nêutrons, que bombardeiam outros núcleos, gerando uma reação em cadeia. Estas são as historicamente chamadas “Bombas-A”, apesar de este nome não ser preciso pelo fato de que a chamada fusão nuclear também é tão atômica quanto a fissão.
Bombas de fusão nuclear
Reação de implosão no núcleo de uma Bomba atômica.
Baseiam-se na chamada fusão nuclear, onde núcleos leves de hidrogênio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberam neste processo enormes quantidades de energia. Bombas que utilizam a fusão são também chamadas bombas-H, bombas de hidrogênio ou bombas termonucleares, pois a fusão requer uma altíssima temperatura para que a sua reação em cadeia ocorra. A bomba de fusão nuclear é considerada a maior força destrutiva já criada pelo homem, embora nunca tenha sido usada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here