CARVÃO MINERAL E CARVÃO VEGETAL

0
135

SEMPRE FIZ A MAIOR CONFUSÃO ENTRE CARVÃO MINERAL E VEGETAL!
BOM , NO LADO DIREITO TEM UM BELO CARVÃO MINERAL, E NO LADO ESQUERDO, VOILÁ! CARVÃO VEGETAL.
CLARO QUE FUI BUSCAR AS RESPOSTAS, E O LIVRO DE QUÍMICA DO BOM PROF. SARDELLA DIZ:
O carvão mineral também é chamado de carvão de pedra. Esse tipo de carvão é formado por uma mistura complexa de compostos ricos em carbono e resulta da fossilização da madeira ( tecidos vegetais) soterrada, durante milênios.
Na madeira a % de carbono é de 40%. Na turfa – 60%, linhito- 70%, hulha- 80%, antracito-90%.
Destes , a partir da turfa é considerado carvão mineral.Desses compostos a hulha é a mais importante, pois sua destilação seca produz : H2, CH4,CO, N2, CO2. ( gases)
Também saem as águas amoniacais ( empregadas na produção de NH3 e fertlizantes) e o carvão coque utilizado na produção de ferro e aço e gasolina sintética ( ahn??????)
O carvão vegetal vem da queima da madeira, feita de forma controlada.
Essa queima produz uma mistrua de gases, vinagre de madeira ( ahnnn? 2) e alcatrão.
O resíduo sólido é o carvão que é poroso, menos denso que a água, menos consistente que o carvão mineral e é usado como adsorvente na recuperação de solventes industriais, clarificação de óleos comestiveis e açúcar e como combustivel.
Gostaram? eu achei muito boa a explicação, mas fiquei com duas abóboras cerebrais : gasolina sintética ( lógico que eu sei que existe,mas não sei como é feita!) e vinagre de madeira ( serve para temperar salada??, gosto um tanto queimado, digamos!)
Vou atrás das abóboras e retorno com as explicações!!!!!!! Buena Chemistry!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here