CASA ECOLÓGICA – PARÂMETROS

0
266

ALÔ PESSOAL!!!
Nesse universo ecológico é natural que as casas  tenham algum tipo de diferenciação, que ajude no processo de evitar um colapso global.
Existem parâmetros que devem ser seguidos e cuidados a serem tomados na realização dos chamados prédios e casas verdes, ou ecologicamente corretos.
No site do Top Blog saiu essa matéria bem interessante:

“Ao ouvir o termo “casa ecológica”, você já pensa naquelas construídas com paredes de garrafas pet? Esse é um dos exemplos, mas está longe de ser o único. A verdade é que já existem casas edificadas de modo a respeitar o meio ambiente, mas que têm uma estética muito bonita, onde realmente qualquer pessoa pode morar.
A casa ecológica é aquela que aproveita a máxima potencialidade dos recursos naturais, mas sempre de forma sustentável. Veja agora alguns aspectos de uma residência como essa:
Orientação para o sol: o simples detalhe da escolha da direção da casa já é um aspecto ecológico. Quando ela é orientada pelo sol, há um maior aproveitamento da energia solar, seu calor e luminosidade, o que permite uma boa economia de energia elétrica.
Um outro detalhe é o material, sendo a madeira proveniente do reflorestamento um dos mais indicados. A madeira é natural e passa por um processamento mais simples, que utiliza menos energia. Mas é importante que ela tenha certificação de origem, comprovando que foi extraída sem degradar o meio ambiente.
Outros materiais que também podem ser usados na construção de uma casa ecológica são os seguintes: cerâmica, tintas biológicas e isolamentos naturais feitos com fibras vegetais.
Uso de sistemas de captação de energia solar para aquecer a água usada na casa: Existem anda os painéis fotovoltaicos, que convertem a energia absorvida do sol em energia elétrica, no entanto, eles ainda possuem um custo elevado, por isso são utilizados em empreendimentos de grande porte ou por pessoas de alto poder aquisitivo.
Sistema de captação da água da chuva: Se a casa estiver em uma região chuvosa, mais da metade da água necessária para a família pode ser obtida desse modo.
A estação doméstica de tratamento de esgoto também já é uma realidade, que permite que o esgoto seja tratado em casa e a água seja utilizada em algumas tarefas, como a limpeza e a lavagem do carro, por exemplo.
Além de beneficiar o meio ambiente, a casa ecológica também é uma alternativa para as famílias que desejam economizar a médio e longo prazo. Vale à pena pensar na possibilidade!”

http://www.topblog.com.br/2015/08/27/afinal-o-que-define-casas-ecologicas/

Foto: Hans Drexler - CC BY NC 2.0 via Flickr

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here