CICLO DA ÁGUA NO PLANETA TERRA

0
284

OLÁ!

ESTAMOS CONVERSANDO SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS. VÁRIAS VEZES CITAMOS A “ÁGUA” COMO UM DOS COMPONENTES DAS MISTURAS.

SABEMOS QUE ESSA SUBSTÂNCIA É VITAL PARA NOSSA VIDA E PARA O PLANETA TERRA. MAS QUAL A ORIGEM, EVOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA?

VEREMOS A SEGUIR:

O QUE É “ÁGUA”?

Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos( sangue, suor, urina ). As temperaturas do planeta permitem a ocorrência da água em seus três estados físicos principais.

A água líquida, que em pequenas quantidades parece incolor, mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem quase três quartos da superfície do planeta. Nas regiões polares, concentram-se as massas de gelo e vapor constitui parte da atmosfera terrestre.

A ÁGUA NO AMBIENTE Flashcards | Quizlet
Os três estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso imagem: Quizlet

A água possui uma série de características diferenciadas, como o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias. De fato estas peculiaridades foram favoráveis para o surgimento da vida nos oceanos primitivos da Terra, bem como propiciaram sua evolução. Atualmente, todos os seres vivos existentes precisam da água para sua sobrevivência.

Embora os oceanos cubram a maior parte da superfície terrestre, sua água é inadequada para o consumo humano por conta de sua salinidade. Somente uma pequena fração disponível sobre a superfície dos continentes que contém poucos sais dissolvidos, a água doce, está disponível para consumo direto. Contudo, sua distribuição não é uniforme, o que faz com que diversas regiões sofram de escassez hídrica. As atividades humanas, principalmente a agricultura, possuem grandes necessidades de retirada de água de seu leito natural, o que tem afetado negativamente sua distribuição sobre os continentes, bem como da água subterrânea.

Água no planeta

O planeta Terra está inundado de água, formando a hidrosfera, compreendendo os oceanos, mares e águas continentais. Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água, totalizando cerca de 1,4 bilhão de km3. É considerado o único planeta que apresenta a água em seus três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. De toda a água disponível no planeta, 97,5% é água salgada. Apenas 2,5% da água disponível é doce.

Utilização da água

A água, além de compor boa parte do planeta e do nosso corpo, garantindo a existência de vida, possui também inúmeras utilidades, estando presente em quase todas as atividades humanas que permitem o desenvolvimento de uma sociedade.

A atividade que mais consome água no mundo é a agricultura, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Quase 70% do consumo de água é voltado ao setor agrícola. A segunda atividade que mais consome água doce é a indústria, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, representando cerca de 22% do consumo. O abastecimento doméstico corresponde a aproximadamente 8% do consumo.

No Brasil, cerca de 60% da água consumida é destinada ao setor agrícola; 17%, ao setor industrial; e 9%, ao abastecimento doméstico.

Antes a água era considerada um recurso inesgotável. Hoje já se sabe que, devido a diversos fatores, como o desperdício, a poluição, o crescimento populacional, as mudanças climáticas, a urbanização e a industrialização, os recursos hídricos estão ficando cada vez mais escassos, gerando conflitos em diversas regiões do mundo. A questão da água é, portanto, uma das mais preocupantes discussões do século.

Segundo o secretário geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo todo não têm acesso à água própria para o consumo. O secretário afirmou também que, até 2050, pelo menos uma a cada quatro pessoas viverá em um país que enfrentará a falta de água potável. Ele alerta as desiguldades encontradas entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

CICLO HIDROLÓGICO

ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso).

A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

A água, indispensável para a manutenção da vida, é encontrada na natureza e está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou em geleiras.

O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, visto que vai determinar a variação climática e interferir no nível dos rios, lagos, mares, oceanos.

Etapas do ciclo da água

O ciclo da água é caracterizado pelo movimento contínuo de água entre a atmosfera e a superfície terrestre.

Para que o ciclo hidrológico ocorra uma série de etapas acontecem com o auxílio do calor do sol, principal fonte de energia, e da força da gravidade.

Ciclo da Água - Biota do Futuro
CICLO DA ÁGUA – imagem- Biota do Futuro

Evaporação

A primeira etapa do ciclo da água é a evaporação. Nela, a água muda do estado líquido para o gasoso.

A água da hidrosfera, sendo os oceanos a principal fonte, passa para a atmosfera ao absorver energia térmica proveniente do sol e mudar para o estado gasoso, sendo a principal fonte de umidade na atmosfera.

SUBLIMAÇÃO

A água no estado sólido também pode ser transferida para atmosfera na forma de vapor, sem passar pelo estado líquido, e esse processo recebe o nome de sublimação.

Vale lembrar que a sublimação ocorre de maneira muito mais lenta que a evaporação e geleiras no Polo Norte e Polo Sul são algumas das principais fontes de água em que ocorre esse fenômeno.

Condensação

Quando o vapor d’água chega à atmosfera ocorre a condensação, ou seja, retorno para o estado líquido.

A formação das nuvens ocorre pela aproximação das gotículas de água, pois em elevadas altitudes a temperatura é menor. Além disso, as gotículas são tão pequenas que conseguem flutuar no ar e formam a neblina.

As nuvens são o principal meio para a água retornar para a superfície terrestre. Quando as gotas de água se juntam, tornando-se maiores e mais pesadas, elas caem como chuva.

Precipitação

A precipitação e a liberação de água pela as nuvens, mais conhecida como chuva. Os vapores de água condensados na atmosfera retornam para a Terra pelas mudanças de temperatura e ação do vento.

Quando a chuva cai, a água pode seguir diferentes caminhos dependendo de onde ocorreu a precipitação. Ela cai diretamente nos recursos hídricos, infiltra-se no solo e em fendas de rochas, pode ser absorvida pelas plantas, entre outros.

Além da chuva, a água também pode chegar a superfície da Terra na forma de neve ou granizo. A água percorre o solo em um processo chamado de escoamento.

Infiltração

Quando a água que cai no solo não escoa para algum corpo d’água ela pode ser absorvida pelo solo.

Os lençóis freáticos, reservatórios subterrâneos de água, são formados pela infiltração no solo acima de camadas rochosas profundas que não permitem a passagem de água.

Transpiração

A água absorvida pelo solo é aproveitada pelas plantas entrando pelas raízes. Assim como a evaporação, a transpiração é a transformação de água líquida em vapor d’água e também participa da umidade do ar.

A água sai das plantas pelas folhas, que possuem aberturas muito pequenas e liberam a água excedente, já que é nessa parte da planta que a água é direcionada para participar da fotossíntese.

A combinação das etapas de evaporação e transpiração recebe o nome de evapotranspiração e é responsável pelo movimento de água superficial para a atmosfera.

RIOS VOADORES

Sem floresta, o agro não é nada. Entenda a importância dos colossais “Rios  Voadores” - ((o))eco
rios voadores- imagem: O Eco

Quando uma grande massa de água evaporada se desloca, continuamente, de um lugar para outro, chamamos de rios voadores .

Eles são de extrema importância na regulação das chuvas . Um dos mais conhecidos é o Sistema que é trazido da Amazônia para o sudeste e sul- regulando não só as chuvas, mas também a temperatura.

QUANTIDADE DE ÁGUA NO CORPO HUMANO

Somos feitos de água- não é uma frase sem sentido se observar a figura abaixo:

CURIOSIDADE: A ÁGUA NO NOSSO CORPO
A água no nosso corpo- imagem Rebob

No total de 65% a 75% é a quantidade de água no corpo humano, que varia de acordo com a idade.

QUANTOS COPOS DE ÁGUA DEVEMOS TOMAR?

Água: dados, ciclo, distribuição, escassez - Brasil Escola
imagem: Brasil Escola UOL

Essa quantidade vai depender da sua transpiração, de onde vive, das atividades físicas que pratica e a quantidade de água você elimina!

TEM ÁGUA EM TUDO?

Quantidade de água nos alimentos | Alimentação e saúde, Nutrição, Dicas  nutricionais
Aqui uma série de alimentos diferentes e a quantidade de água contida neles. imagem:Pinterest

AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE O PODER DESSA SUBSTÂNCIA, QUE TAL DISSOLVER TUDO NUMA SOLUÇÃO?

pesquisa: Wikipédia; Brasil Escola UOL – Toda Matéria – Quimica ( Usberco e Salvador)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here