CLORATOS E CLORIDRATOS

0
469

ALÔ PESSOAL!
Existem alguns termos em química que nos dão dor de cabeça!
Exemplo são esses nomes, todos com cloro, mas com funções bem diferentes.
Vamos às definições:
CLORIDRATOS: Um cloridrato ou muriato é um sal em que o anion é Cl- (do ácido clorídrico, ou ácido muriático) e o cation deriva de uma base orgânica, normalmente uma amina.
Vários produtos da indústria farmaceutica são apresentados na forma de cloridrato.
CLORATOS: Um clorato é um sal que contém o ânion ClO3-, derivado do ácido clórico HClO3. Contém o cloro no estado de oxidação +5. Trata-se de oxidante forte já que pode ser oxidado a perclorato ClO4-. Devido ao seu elevado caráter oxidante e sua alta instabilidade associada não é encontrado na natureza.
Exemplos de sais de cloratos:
Clorato de potássio, KClO3
Clorato de sódio, NaClO3
Clorato de magnésio, Mg(ClO3)2
Os cloratos são agentes oxidantes úteis.O clorato de potássio é usado como fonte de oxigênio em fogos de artifício e fósforos de segurança.As cabeças dos palitos contém umapata de clorato de potássio,sulfeto de antimônio,enxofre e pó de vidro, para criar atrito quando é riscado.A faixa ativa da caixa contém fósforo vermelho , que inflama a cabeça do fósforo a ser riscada.
O clorato de sódio é usado como fonte de dióxido de cloro que é um gás amarelo, paramagnético,usado para branquear massa de papel ( oxida os vários pigmentos e não degrada as fibras da madeira).
fontes: Wikipédia e “Princípios de Química” de P. Atkins e L. Jones

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here