COMO É FEITA UMA BOMBA ATOMICA?

25
229

Sem falar de fissão nuclear é dificil imaginar como uma bomba pode ficar “estourando” repetidas vezes atraves das reações em cadeia.
Mas encontrei um texto bem bonitinho que dá para entender como ocorre o processo:
Em uma bomba atômica, dois fragmentos de urânio, nenhum deles capaz de sustentar a reação em cadeia, são unidos para formar um bloco maior capaz de suportar a reação em cadeia.
A energia produzida nessa “explosão” pode ser obtida a partir da fórmula E = mc2, onde c é a velocidade da luz e m é a massa do elemento que se transforma em energia (energia cinética, térmica, eletromagnética, etc).
O processo de fissão nuclear, também, pode ocorrer de forma controlada, ou seja, controlando a reação em cadeia, a partir da introdução de barras de elementos absorvedores de nêutrons, como cádmio e boro.No caso do controle da reação em cadeia da fissão nuclear, a energia obtida é utilizada com fins pacíficos, para aquecer uma caldeira de água, que tornará em vapor e movimentará uma turbina. Esta turbina será a responsável pela geração de energia elétrica utilizada em domicílios de diversos países de primeiro mundo e em parte do estado do Rio de Janeiro, através da usina de Angra dos Reis.
O poder de destruição da bomba atômica não está apenas na liberação enorme de energia, mas também na grande quantidade de radiações ionizantes liberadas (partículas alfa, beta, radiação gama, radiação X, infravermelho, ultravioleta, etc).
Os ataques nucleares no Japão não só destruiu totalmente duas cidades, mas também fez desaparecer dezenas de milhares de pessoas (mortas pelo ataque) e ferir outros milhares.A temperatura no núcleo da explosão chegou a milhões de graus Celsius e fez pessoas, literalmente, sublimar (passar do estado sólido para o gasoso) em questões de milésimos de segundo.Há dezenas de quilômetros podia se ver o famoso cogumelo da morte e destruição, que ficou característico da bomba atômica.
O poder de destruição de uma bomba atômica é inquestionável e a sua ação de destruição ocorre em poucos segundos. Já as conseqüências podem durar um pouco mais, vários anos, como a modificação genética que produz seres humanos deficientes.( texto adaptado de Miguel Medeiros- obrigada!)

 

LEMBRETE: A BOMBA EQUIVALEU A 18,6 MIL TONELADAS DE TNT!!!!!!!!!!!
Quem usa Chemistry nem sempre sabe o que faz…..

25 COMENTÁRIOS

  1. muito legal e interessante……
    no meu trabalho fiz uma explosão enorme no teste fiz uma bonba com a forças dos atonos agitados em um processo bem rapido explocivo…
    foi Um pouco dificil chegara A UMA CONCLUSÃO EXATA DA EXPLOÇÃO….. mas foi massa busquei conhcimentos no site muito interessante mas poderia ser mais detalhado

  2. Anônimo:
    O blog explica, mas dar a receita da bomba, e onde encontrar os meios de fazê-la, são proibidos pela legislação de segurança do nosso país.E está certo, convenhamos, se todo mundo resolve fazer uma …. não vai sobrar mundo para viver! e nem vida…
    cuidado com os explosivos que faz!
    XQUIMICA

  3. tirei quase tudo o que precisava para meu trabalho de ciencias valeu por ter postado alg interessante e ultil mais sem querer sem exigente vc poderia colocar alternativas mais claras e não dificies obrigada em

  4. Obrigada por acessar o XQUIMICA!
    É importante o uso de uma linguagem mais clássica, acredite, voce vai precisar disso em sua vida!
    Não só nos vestibulares, como nas entrevistas de emprego, são exigidas formas mais cultas de falar e escrever.
    Abraço, Anonimo!

  5. Obrigada por acessar o XQUIMICA.
    O texto é uma síntese de livros e de um artigo da Superinteressante,escrito pelo autor que está no texto.
    Normalmente, eu leio e faço resumos. Quando transporto direto, dou o direcionamento.
    XQUIMICA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here