CONGELA OU NÃO CONGELA?

6
341

OLÁ, FRIENDS,MUCHACHOS, AMIGOS!

Imagina a situação: seu pai pede para voce buscar aquela cerveja geladéssima no congelador .
Voce, mais do rapidamente, pega a garrafa pelo meio e SCAMBAU!!!!!!!!!!
A cerveja congelou total!
Como? Onde? Por quê?
Se voce ler abaixo não só vai levar uma cerveja líquida muito gelada : vai surpreender o paizão com as explicações químicas !!!!!!!!!! 🙂
A cerveja nada mais é do que uma solução aquosa. Na água nós temos as substâncias responsáveis pelo sabor e odor dissolvidas, juntamente com o álcool e o gás carbônico. Ao ser engarrafada, a pressão interna aumenta, abaixando o ponto de congelamento. A presença do álcool também abaixa o ponto de congelamento, mas por estar presente em pequena quantidade (aproximadamente 5% na cerveja), altera pouco. A mistura de todas estas substâncias é que explica porque a cerveja não congela em temperatura bem abaixo da de congelamento da água, sendo possível encontrá-la no estado líquido mesmo abaixo de 0 ºC.( congelador – 5°C)
Nesta condição, a cerveja encontra-se em um estado metaestável, e um simples choque mecânico favorece o processo de cristalização. .
É justamente este fenômeno que ocorre na cerveja. A agitação mecânica permite que se formem os primeiros cristais de sólido e, então o fenômeno se propaga solidificando todo o líquido super-resfriado. Aconselha-se retirar a cerveja lentamente e sem movimentos bruscos, molhar a garrafa em água corrente para evitar este fenômeno.
Alguns outros fenômenos devem ser ainda considerados. Um deles seria o calor transmitido pela mão ao pegar na garrafa, provocando uma pequena expansão do gás presente líquido no interior, o que seria em outras palavras, uma perturbação ao estado de equilíbrio interno.Então pegue a garrafa pelo gargalo!
( fonte adaptada de http://www.quimicalizando.com/) (imagem:www.sabbadamusicbar.com.br)
XQUIMICA E A SEXTA FEIRA SEM CONGELAMENTO!!!!!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here