CONTADOR GEIGER

2
181

ALÔ PESSOAL!

COMO VÃO DE FRIO?

E se um material radioativo passar por aí?

Sabe como detectar?

Use um contador Geiger!!!!!!!!!
O contador Geiger (ou contador Geiger-Müller ou contador G-M) serve para medir certas radiações ionizantes (partículas alfa, beta ou radiação gama e raios-X, mas não os neutrons). Este instrumento de medida, cujo princípio foi imaginado por volta de 1913 por Hans Geiger, foi aperfeiçoado por Geiger e Walther Müller em 1928.
O contador Geiger é constituído de um tubo Geiger-Müller e de um sistema de amplificação e de registro do sinal. O tubo Geiger-Müller, uma câmara metálica cilíndrica no eixo da qual é estendido um fino fio metálico, é enchido por um gás a baixa pressão. Uma tensão elétrica de ordem de 1000 volts é estabelecida entre o cilindro (que tem papel de cátodo) e o fio (ânodo).
Quando uma radiação ionizante penetra no contador, ela ioniza o gás, isto é, faz com que elétrons sejam liberados. Esses elétrons se multiplicam rapidamente por avalanche eletrônica, tornando o gás condutor durante um curto tempo (fenômeno de descarga elétrica). Após amplificação, o sinal elétrico assim produzido é registrado e traduzido para uma indicação visual (agulha, lâmpada) ou sonora (clique).Ele detecta a presença de radiação usando a capacidade que as partículas radioativas têm de ionizar certas moléculas (isto é, retirar alguns de seus elétrons). O aparelho consiste em um cilindro cheio de gás (normalmente argônio), submetido a uma tensão elétrica que mantém a parede do tubo negativa em relação a um fio positivo que corre ao longo do seu eixo. Quando as partículas radioativas entram em contato com os átomos de argônio, convertem alguns deles em íons positivos mais elétrons. Sob a ação do campo elétrico, os íons migram para a parede do cilindro e os elétrons para o fio. Essa dupla migração causa um pulso de corrente que é transmitida a um amplificador. Quanto mais partículas radioativas houver, maior será a corrente elétrica. O primeiro modelo desse aparelho foi apresentado em 1912 pelo físico alemão Hans Wilhelm Geiger (1882-1945), daí seu nome. Outros modelos, mais modernos, têm outra estrutura, mas baseiam-se no mesmo princípio apresentado no início do século passado.( Mundo Estranho e Wikipédia)
imagens-gráfico:if.ufrgs.br
contador Geiger:minimalismo-exacerbado.blogspot.com

2 COMMENTS

  1. ola, sou estudante de física e estou construindo um contador Geiger, porem eu estou com um problema, como ainda não sou um "expert" em eletrônica eu estou com problemas, eu preciso de uma dica do que eu posso usar para atingir a tensão necessária para fazer o contador funcionar a partir de uma pilha com uma voltagem pequena, por exemplo uma pilha de 1,5 voltz ou 9 voltz e transforma-la em 1000 voltz que seria o necessario para o gaz ionizar.

  2. Olá César! obrigada por acessar o XQUIMICA!
    Quantoà sua pergunta, não conheço forma de fazer uma bateria ou uma pilha aumentarem a voltagem.A forma que sei é associar várias pilhas em pararelo até chegar na voltagem desejada…
    boas sorte!
    prof XQUIMICA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here