DEGELO NA ANTARTIDA – MUDANÇAS CLIMÁTICAS À VISTA

0
155

ALÔ PESSOAL!
Nesse inicio de ano temos sofrido com um calor absurdo enquanto que nos EUA e Canadá o frio intenso provoca mortes e pane nos sistemas.
A temperatura tem variado de 50°C a – 50°C!
Claro , que em um cenário destes, o efeito estufa é o primeiro a ser lembrado, assim como o aumento da poluição, as marés modificadas com as variações de temperatura da água, e o degelo da calota polar.
Essa é a parte mais preocupante.
Veja por quê:

A Antártida é a maior reserva de água doce da Terra. Seus 14,2 milhões de quilômetros quadrados – 1,6 vezes a extensão territorial do Brasil – são cobertos por uma capa de gelo de 2 quilômetros de espessura média. Além disso, tem as maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do planeta. Em seu estado sólido, essas reservas regulam o clima do Hemisfério Sul e distribuem umidade pelo planeta. Também resfriam a atmosfera e retiram carbono, metano e outros gases que influenciam diretamente no efeito estufa.

O Continente Antártico está situado na Região Polar Austral. Ele é formado por uma massa continental localizada quase inteiramente dentro do círculo polar antártico. É cercado pelo Oceano Antártico, de limites imprecisos, formado pelo encontro das águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, a chamada Confluência Antártida.

As temperaturas no verão variam de 0º Celsius (ºC), no litoral, a -32º C no continente e, no inverno, variam de -15º C, no litoral, a -65º C no continente. De acordo com informações de participantes do Seminário Antártida 2048, evento que discutiu a pesquisa na região, a possibilidade de um degelo no continente acionaria um círculo vicioso, de quanto mais degelo, mais carbono e metano seriam jogados na atmosfera e, consequentemente, acarretaria em um maior efeito estufa, temperaturas mais altas e, consequentemente, mais degelo.(notícias terra.com.br)
Você entende como é importante conservar essa calota polar?
O seu derretimento vai provocar um aumento no nível dos mares e oceanos, inundações e temperaturas fora de controle.
Quais as soluções?
Ajude!
essas fotos da NASA já dizem tudo!!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here