0
131

Duas paisagens totamente diferentes: o castelo de Chambord, sul da França, no vale do Loire e casas espanholas. Fui de Paris até o vale de Loire, de ônibus, conhecendo vinhedos e castelos…
Entrei na Espanha pelos “países bascos” e a paisagem muda muito!
Enquanto os castelos e a maioria dos monumentos franceses são feitos de pedras e acinzentados, na Espanha há o emprego dos tijolos e das cores ocre, marrom, amarela, laranja.
Mas como os tijolos foram parar na Espanha? Bem, primeiro os romanos estiveram por lá, depois os muçulmanos .E estes povos dominavam a tecnica da confecção dos tijolos.Interessante como ao passar em Burgos as placas indicam tudo em dois idiomas: castelhano e basco.
Mas esse blog é de química!!!!!!!!!!!!
Vamos ao fato: do que é feito um tijolo?
De barro ou argila, colocado em formas e dois processos de secagem: ao sol ( como era feito antigamente) e no forno, onde são cozidos e deixados até esfriarem para não racharem com o diferencial de temperatura.
E voce sabia que no Brasil as telhas eram feitas do mesmo material mas a forma era a perna do escravo que estava fazendo?Então cada lote de telhas ficava diferente um do outro?
XQUIMICA INFORMA E RETORNA!!( obs- as fotos não são minhas, estou organizando !)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here