ENEM 2019/2020- QUÍMICA- RESOLUÇÕES COMENTADAS

0
60

OI GALERA!

A PROVA DE QUÍMICA TEVE QUESTÕES DE CONHECIMENTO MESMO,SEM CHANCE DE RESOLVER NO ENTENDIMENTO DO TEXTO.

VAMOS ÁS QUESTÕES E RESOLUÇÕES:

RESOLUÇÃO:

Abrindo as fórmulas:

Licopeno:

Bixina:

Beta- caroteno  

As 3 fórmulas têm cadeias ramificadas. As 3 fórmulas têm cadeias que mostram simples e duplas ligações – ou cadeias conjugadas. As 3 fórmulas têm carbonos terciários.

Mas a pergunta é “o que confere a cor?” – nesse caso :

“A estrutura química dos carotenos apresenta cerca de quarenta átomos de carbono e um número variável de ligações duplas conjugadas. Esta característica permite a propriedade de absorção de luz visível em diferentes comprimentos de onda, conferindo a coloração aos seres e compostos já citados (que vão do amarelo ao vermelho).

Quanto maior o numero de ligações duplas conjugadas, maior o comprimento de onda (mais para o vermelho). Assim sendo, com apenas três ligações duplas conjugadas temos o fitoeno (capta apenas luz ultravioleta, sendo incolor).

A molécula do licopeno apresenta 11 ligações duplas conjugadas, absorvendo do ultravioleta ao vermelho (o que confere a cor vermelha do tomate). Também existem os betacarotenos (cor amarela), zetacarotenos (cor verde) e neurosporaxantina (cor laranja).” Fonte: https://knoow.net/ciencterravida/biologia/carotenos/

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

RESOLUÇÃO:

O texto diz que há liberação de gás hidrogênio. Para que isso ocorra a outra substância envolvida deve ter um potencial de redução menor( pois vai sofrer oxidação )  que o potencial da água, para possibilitar que a água libere o hidrogênio.

Na tabela dada tem 2 metais com essa característica – alumínio e ferro- lembre que estamos lidando com números negativos e metais que serão OXIDADOS.

Como nas opções há somente o alumínio metal, essa é a correta.

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

RESOLUÇÃO:

Lendo os postulados:

  1. O átomo é divisível – base da energia nuclear
  2. Os átomos de um mesmo elemento químico podem ter massas diferentes= isótopos
  3. Diferentes elementos químicos podem ter o mesmo número de massa= isótopos
  4. Eles não são indestrutíveis se organizam de formas diferentes dando origem a novas substâncias
  5. As proporções dos elementos envolvidos em uma reação se mantêm constantes.

RESPOSTA: ALTERNATIVA E

RESOLUÇÃO:

O ácido cítrico foi neutralizado pelo hidróxido de sódio na reação acido + base–> sal + água

Fica assim: ácido cítrico + NaOH —–> citrato de sódio + água MAS O TEXTO FALA EM 3 HIDROGÊNIOS IONIZÁVEIS ! ENTÃO SERÃO USADOS 3 OH FORMANDO 3 MOLÉCULAS DE ÁGUA.

Acertando a reação : ácido cítrico + 3 NaOH —> citrato de sódio + 3  H2O

A + 3 NaOH à Base + 3 H2O

1     3                   1          3        ———à balanceamento estequiométrico

A solução obtida é citrato de sódio com volume de 24 ml ou 0,024 litro

NaOH = 0,01 mol ——>1  litro

x——–>  0,024 litros          x = 2,4×10-4   mol

pelo balanceamento:

1 A —-> 3 NaOH

y——>   2,4×10-4   mol             y=  8×10-5    mol   ácido cítrico

1mol de ácido cítrico tem 192 gramas

 8×10-5    mol   ácido cítrico———z gramas    z = 0,01536 gramas

0,01536 gramas de ácido cítrico -> 2,2 gramas da amostra

t—————————————> 100 gramas

t= 0,7  de acidez o que configura caju ou graviola

RESPOSTA : ALTERNATIVA  C

RESOLUÇÃO:

As duas reações tem variação no número de oxidação dos elementos.

RESPOSTA: ALTERNATIVA C

RESOLUÇÃO:

O gás xenônio tem 8 elétrons na ultima camada. O gás flúor tem 7 elétrons na ultima camada. Se fizerem 2 ligações covalentes, cada flúor ficará com 8 elétrons e o xenônio com 10 porque está compartilhando um elétron de cada flúor na ligação covalente.

RESPOSTA : ALTERNATIVA C



RESOLUÇÃO:

Quanto maior a quantidade de carbonos, maior a força de interação entre eles o que torna mais difícil a quebra da molécula.

RESPOSTA: ALTERNATIVA D

RESOLUÇÃO:

Na obtenção da brita precisa fragmentar a rocha, o que causa um grande impacto ambiental pela forma de extração.Assim a redução dessa extração é o benefício citado.

” A brita é um produto obtido a partir da desagregação de rochas, mas não é qualquer rocha que serve como fonte de brita. A rocha fonte tem de atender alguns requisitos como resistência mecânica, baixa absorção de água, resistência ao desgaste físico e químico e mais alguns. As principais rochas fonte de brita são o basalto (brita preta), granito (pode ter várias cores). Mais raramente se usa o arenito e calcário. Para sua retirada são usados explosivos.”
https://www.meiacolher.com/2015/03/como-e-fabricada-brita-passo-passo.html

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

RESOLUÇÃO:

como diz o texto o tamanho e o grau de insaturação influenciam significativamente a fluidez. Olhando as alternativas a que corresponde a essa colocação é a II.

RESPOSTA: ALTERNATIVA B

RESOLUÇÃO:

oxidar é perder elétrons . Olhando a figura acima a barra de zinco, Zn se transforma em  Zn( OH ) 4  -2

Dessa forma o zinco está perdendo elétrons e é a espécie formada no ânodo.Nas pilhas e baterias a oxidação ocorre no ânodo e a redução no cátodo.

RESPOSTA: ALTERNATIVA E

RESOLUÇÃO:

Bohr descreveu essa característica no seu modelo, onde os elétrons recebiam energia, pulavam para as camadas mais externas e NA VOLTA, emitiam luz e calor devido à energia que receberam.

RESPOSTA: ALTERNATIVA D



RESOLUÇÃO:

Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subirem ou descerem em tubos extremamente finos .

Assim o álcool sobe pelos capilares do papel e interage com a celulose que o compõe.

RESPOSTA : ALTERNATIVA D

RESOLUÇÃO:

Na transformação da estrutura I em II não há presença de sabonete- que é um composto formado na reação de saponificação:

Equação representando um processo de saponificação
(foto=mundoeducacao.uol.com.br)

Como não vemos nenhuma dessas estruturas na fórmula II, o sabonete age como catalisador.

RESPOSTA; ALTERNATIVA E

RESOLUÇÃO:

Caso clássico de aplicação da lei de Hess:

Na transformação de glicose em ácido lático através do processo anaeróbico, não envolve oxigênio.Na soma das duas equações acima , inverte a segunda equação e multiplica toda ela por 2 – para o acerto dos coeficientes e o ácido lático fique como produto.

Dessa forma:

começar estilo tamanho matemático 14px atributos de tabela alinhamento de coluna right center left center left fim dos atributos linha com célula com 1 espaço reto C com 6 subscrito reto H com 12 subscrito reto O com 6 subscrito parêntese esquerdo reto s parêntese direito espaço mais espaço riscado horizontal sobre 6 espaço reto O com 2 subscrito parêntese esquerdo reto g parêntese direito fim do riscado fim da célula seta para a direita célula com riscado diagonal para cima sobre 6 espaço CO com 2 subscrito parêntese esquerdo reto g parêntese direito fim do riscado espaço mais espaço riscado diagonal para baixo sobre 6 espaço reto H com 2 subscrito reto O parêntese esquerdo caligráfica l parêntese direito fim do riscado fim da célula blank célula com incremento reto H espaço igual a espaço menos 2800 espaço kJ fim da célula linha com célula com riscado diagonal para cima sobre 6 espaço CO com 2 subscrito parêntese esquerdo reto g parêntese direito fim do riscado espaço mais espaço riscado diagonal para baixo sobre 6 espaço reto H com 2 subscrito reto O parêntese esquerdo caligráfica l parêntese direito fim do riscado fim da célula seta para a direita célula com 2 espaço CH com 3 subscrito CH parêntese esquerdo OH parêntese direito COOH parêntese esquerdo reto s parêntese direito espaço mais riscado horizontal sobre espaço 6 espaço reto O com 2 subscrito parêntese esquerdo reto g parêntese direito fim do riscado fim da célula blank célula com incremento reto H espaço igual a espaço mais 2688 espaço kJ fim da célula linha com célula com 1 espaço reto C com 6 subscrito reto H com 12 subscrito reto O com 6 subscrito parêntese esquerdo reto s parêntese direito fim da célula seta para a direita célula com 2 espaço CH com 3 subscrito CH parêntese esquerdo OH parêntese direito COOH parêntese esquerdo reto s parêntese direito fim da célula blank célula com incremento reto H espaço igual a espaço menos 112 espaço kJ fim da célula fim da tabela fim do estilo
( imagem copiada de Anglo Resolve)

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

RESOLUÇÃO:

os produtos são tereftalato de metila e etanodiol.Isso significa que entrou um radical metil e hidroxila ( OH) para a formação desses compostos.

Radical metil + OH = álcool = metanol

RESPOSTA: ALTERNATIVA B

Bom, galera, essas são as resoluções comentadas.

Dúvidas, enviem seus comentários!

Boa sorte na Fuvest e nos vemos aqui de novo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here