ENENZÃO PARTE II

2
137

Então, pessoal, hoje é domingo, Páscoa, almoço em família e dia de ler jornal, certo?
Se voce pegou alguma coisa para ler, já sentiu que essa história da mudança do vestibular já NESSE ANO está atrapalhando a cabeça de muita gente: isso porque várias universidades federais, estaduais e particulares já aderiram e outras não. ( USP E UNICAMP, por exemplo, não aderiram)
Na “Veja” dessa semana, saiu uma grande reportagem sobre o assunto, mas não está esclarecendo tudo, uma vez que muitas questões não foram discutidas.
Segundo a reportagem o novo sistema de seleção proposto pelo Ministério da Educação ( MEC) funcionará assim:
– 200 questões de multipla escolha divididas em 4 áreas do conhecimento: ciências naturais e humanas, linguagens e matemática.
-O MEC não definiu quais “itens” de cada matéria ficarão de fora
– do antigo ENEM a nova prova manterá a contextualização das questões, nas elas passarão a ser 100% calcadas nas disciplinas do ensino médio( isso quer dizer: trate de estudar!)
– as 4 maiores redes de cursinhos do país estão fazendo adaptações nas aulas e no material didático
– O ENEM será o único critério de avaliação para as universidades que o adotarem, se elas assim o quiserem.
– é possível usar o mesmo ENEM para se candidatar a uma vaga em diferentes universidades do país.
– as novas questões devem apresentar matérias conhecidas, vistas do aspecto da aplicabilidade na vida real, sem que seja necessário decorar milhões de fórmulas.Segundo o artigo, os brasileiros são os alunos que mais estudam física no ensino médio- e os que menos aprendem a matéria: muita coisa , vista superficialmente.
– O INEP vai elaborar e corrigir as provas
– mais de 500 instituições particulares já avisaram que vão participar.
Agora, só te resta estudar e rezar para que venha uma luz e mostre, na real, como vai ser esse exame, e como poderá ser usada a sua pontuação, nas universidades de norte a sul do país!

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here