ENERGIA EÓLICA É SOLUÇÃO?

0
127

 OI GALERA !!!!!!!!!

A energia eólica diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que, não produz poluentes.

A energia eólica é uma fonte de energia que está permanentemente ao dispor do Homem.

O vento consiste num fluxo de gases em grande escala, proporcionando variações significativas ao longo do ano. Este movimento do ar em decorrência do aquecimento irregular da atmosfera pela radiação solar pode ser transformado em energia

Este processo é conhecido como energia eólica e é usado para produzir energia mecânica através de moinhos de vento, produzir eletricidade ou impulsionar os veleiros através de velas. A energia eólica é renovável, limpa e é uma alternativa aos combustíveis fósseis, estando permanentemente disponível em qualquer região no Mundo.

A energia eólica “surgiu” com a crise do petróleo, nos anos 70. Um pouco por toda a Europa foi-se sentindo medo devido à escassez do petróleo, o que levou a procurar outras fontes de energia. No entanto, a origem da energia eólica não se situa exatamente na década de 70.

A origem da energia eólica é muito mais remota. Desde a antiguidade que se percebeu a força do vento. O vento era aproveitado nos barcos que se moviam impulsionados por este através de velas.

Os próprios moinhos trabalhavam graças à força do vento. Bombear água ou moer grãos para obter farinha eram conseguidos graças à energia do vento.

Como funciona a energia eólica

A energia do vento é transformada em energia elétrica através de um equipamento chamado turbina eólica (ou aerogerador), os quais incluem hélices que se movimentam com a velocidade do vento.

Um sistema eólico pode ser usado em três sistemas diferentes:

  • Sistema isolado: sistemas que se encontram privados de energia elétrica proveniente da rede pública, sendo utilizados para abastecer certas regiões
  • Sistema híbrido: sistemas que produzem energia elétrica em simultâneo com mais de uma fonte, nomeadamente painéis fotovoltaicos ou turbinas eólicas
  • Sistema interligado à rede: sistemas que inserem a energia produzida por eles mesmos na rede elétrica pública

A energia do vento pode, portanto, ser aproveitada e transformada em energia elétrica e mecânica. 

Sobre as vantagens e desvantagens da energia eólica

Um dos grandes inconveniente a apontar à energia eólica é a poluição sonora. As turbinas não são de todo silenciosas e o desconforto pode fazer-se sentir, mesmo a grandes distâncias. Mas até esta desvantagem está a ser minimizada pela tecnologia, com uma diminuição do ruído provocado pelos aerogeradores de última geração.

A poluição visual é uma outra desvantagem apontada apenas por alguns. Não é portanto um ponto unânime. Há quem considere que um parque eólico tem grande impacto visual e há quem não considere.

Vantagens da energia eólica

  • Diminuição da dependência de combustíveis fósseis
  • Redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera
  • É inesgotável
  • Ótima rentabilidade de investimento (em cerca de 6 meses recupera a energia gasta com a instalação e manutenção)

Desvantagens da energia eólica

  • Poluição visual, visto que parques eólicos são instalados em áreas livres para aproveitar da melhor forma os ventos
  • Poluição sonora proveniente do funcionamento dos equipamentos pode ser perturbador para a população local
  • Impactos sobre a fauna, nomeadamente a colisão de morcegos e aves
  • Variações dignificativas da velocidade do vento ao longo do ano, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária em determinado local. (https://www.portal-energia.com/energia-eolica)

O pesquisador Robert Bryce em seu livro” Power Hungry- the Miths of Green Energy” fala sobre dados e estatísticas que merecem atenção quanto à aplicabilidade do conceito energia verde.

Energia solar e energia eólica são vedetes .

Afinal sol e vento são de graça, não?Mas…

Convertê-los em energia tem um custo muito alto.

Imagine uma turbina dessas: são 50 toneladas de estanho para produzir 1 megawatt de energia.Já o gás natural precisa de 0,3 tonelada de estanho para a mesma produção de de energia. O vento sai de graça, mas os minérios necessários para erguer essa estrutura são recursos naturais não renováveis. E a terra ao redor?

Cada turbina gera 1 watt por metro quadrado de terra, 20 vezes menos que o gás natural.

Se comparar com energia solar e energia nuclear, a distancia fica ainda maior.

Depois de passada a “euforia verde” os países estão entendendo que essas energias requerem altos investimentos e necessitam de espaço físico.

E muitos estão caindo na realidade .

Para se ter uma ideia o estado americano da Califórnia pretende obter um terço de sua energia ( 17 mil megawatts) de fontes limpas até 2020.Se dividir essa meta, meio a meio , entre sol e vento, veja o tamanho do “enrosco”: uma área 5 vezes maior que Manhattan para os painéis solares e 70 vezes maior do que a ilha para a instalação das turbinas eólicas.

A questão energética é prioridade, mas, precisa de estudos condizentes com a realidade de cada país. Ou seja, não é somente vento e sol ….

moinhos de vento-turbinas- atuando dentro do mar

texto revisado em 17/abril/ 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here