ETENO E FRUTAS

0
188

EU ESTAVA ESTUDANDO AS FÓRMULAS DOS ALCENOS ( HIDROCARBONETOS COM UMA DUPLA LIGAÇÃO) E COMECEI A VER EXEMPLOS QUE FALAVA SOBRE O ETENO.

ENTÃO UM DIZIA:” ENROLA AS BANANAS VERDES NO JORNAL PORQUE AMADURECEM MAIS RÁPIDO” OU ” SE VOCE PUSER UMA LARANJA MADURA PERTO DE OUTRAS VERDES, ESSAS AMADURECEM MAIS RÁPIDO”

E QUAL A RELAÇÃO ENTRE “ETENO” E ” AMADURECIMENTO DE FRUTAS???????

EM CERTOS LIVROS O ETENO É TRATADO COMO UM HORMÔNIO QUE A PLANTA PRODUZ, RESPONSÁVEL PELO AMADLURECIMENTO DELA.

ASSIM SE VOCE EMBRULHAR NO JORNAL, ESTÁ CONCENTRANDO O ETENO E POSSIBILITANDO O AMADURECIMENTO MAIS RÁPIDO!

O MESMO OCORRE SE VOCE COLOCAR UMA FRUTA MAIS MADURA PERTO DE OUTRAS VERDES: O ETENO LIBERADO AUXILIA AS OUTRAS NA MATURAÇÃO!

O etileno é um gás produzido em baixa concentração por todas as flores e plantas. Sua função é importante no crescimento e desenvolvimento, processo de floração, etc. Se há muito etileno no ar circundante (gases de exaustão, frutas maduras), as flores e plantas sensíveis ao etileno sofrerão queda, murchamento, secagem do botão, folhas amareladas, entre outros.
Portanto, pode ser muito perigoso misturar cargas de flores e frutas num mesmo contêiner, uma vez que o etileno produzido pelas frutas danificam as flores. Além disso, a produção de etileno é estimulada por altas temperaturas e luzes baixas.
Problemas podem ser superados pelo uso de inibidores de etileno, tais como tiosulfato prata para corte de flores e manter em baixa temperatura.( é assim qlue se conservam as frutas verdes para exportação)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here