QUANDO FALAMOS DE TABELA PERIÓDICA, SEMPRE FICAM QUESTÕES COMO ” PARA QUE SERVE?” “ONDE USAR” E A MAIS CLÁSSICA :” O QUE VOU FAZER COM ISSO?”
INDEPENDENTE DO SEU GRAU DE DESCONFIANÇA, VEJA QUE CONHECER OS ELEMENTOS QUE FORMAM O MUNDO, JÁ VALE A VISITA.
COMEÇAMOS COM A FAMÍLIA 1, NO POST ANTERIOR E HOJE, FALAREMOS DA FAMÍLIA 2.LEMBRE QUE ESSAS FAMÍLIAS SÃO DE METAIS REPRESENTATIVOS .
CARACTERÍSTICAS:
“Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 , da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
São chamados de alcalinos terrosos porque se encontram sob a forma de minérios .
- A configuração eletrônica deixa 2 elétrons na última camada, por isso são grupo 2 ou família 2.
- Todos os elementos são muito reativos e não são encontrados livres na natureza.
- As reações desses elementos com água ou oxigênio são mais fortes de cima para baixo no grupo.
- Condutores de corrente elétrica
- Condutores de calor
- Tendência a perder elétrons e formar cátions
- Altamente reativos com outros elementos
- Formam compostos incolores
- São moles ou quebradiços (baixa tenacidade)
- São mais densos que os metais alcalinos apenas
- Apresentam-se no estado sólido em temperatura ambiente
- Apresentam pontos de fusão e ebulição mais elevados em relação aos metais alcalinos, mas mais baixos em relação a todas as outras famílias periódicas.

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA:

COMO ESSES ELEMENTOS SÃO ENCONTRADOS:
Veja alguns exemplos de minerais rochosos que apresentam metais alcalinoterrosos:
- Fenacita (fonte de berílio)
- Dolomita (fonte de magnésio)
- Calcita (fonte de cálcio)
- Celestita (fonte de estrôncio)
- Barita (fonte de bário)
- Pechblenda (fonte de rádio)
BERÍLIO:

.jpg)
O berílio é um elemento altamente tóxico, sendo que se a pessoa aspirar os seus sais, ela poderá sentir calafrios, febre e tosse dolorosa. Nos casos mais graves, ele pode causar inflamação nos pulmões, falta de ar e levar a uma doença que não tem cura, chamada de beriliose ou granulomatose pulmonar crônica, que pode levar à morte. Os que enfrentam maiores riscos de desenvolver essa doença são garimpeiros e lapidadores de água-marinha, berilo e esmeralda, bem como trabalhadores de indústrias que usam ligas de berílio.
O berílio é um elemento bem leve que possui ponto de fusão relativamente alto (aproximadamente (1 278 ± 5) ºC) e, por isso, ele é usado na produção de giroscópios e guias inerciais de mísseis e foguetes. Mas a sua principal aplicação é na fabricação de ligas de cobre-berílio, que são usadas em reatores nucleares. Esse metal absorve nêutrons, que são usados para partir os átomos e realizar fissões, gerando energia nuclear. Além disso, em uma mistura de rádio e berílio, as partículas alfa do rádio provocam a desintegração do berílio, produzindo nêutrons.
Por isso, a liga de cobre-berílio também é usada como moderadores e refletores de nêutrons, bem como no fabrico de ferramentas que não produzem faíscas.
Na natureza, ele é encontrado na forma de seus minérios; inclusive, a sua descoberta ocorreu por Vauquelin, em 1798, quando ele analisava dois minérios, o berilo e a esmeralda. O berílio foi obtido através do berilo e o elemento recebeu esse nome graças a esse minério que lhe deu origem.
Vauqueli mostrou também que tanto o berilo como a esmeralda são, na verdade, quimicamente idênticos, sendo formados por silicatos duplos de berílio e alumínio, Be3Al2(SiO3)6. A única diferença é que a esmeralda é verde porque possui também cerca de 2% de cromo (Cr). Existe também uma versão azul desse minério, conhecido como água-marinha.
MAGNÉSIO

CARACTERÍSTICAS:
O magnésio, número atômico 12, é um metal acinzentado pertencente ao grupo 2 da Tabela Periódica, também conhecido como o grupo dos metais alcalinoterrosos.
“É o oitavo elemento mais abundante da crosta terrestre e o terceiro mais abundante do mar.
O magnésio finamente dividido, quando queimado, produz uma luz branca de grande intensidade e brilho e, por isso, ele está na composição de fogos de artifício. Esse elemento também se destaca na medicina, por estar presente no sal de Epsom e no leite de magnésia, além de ser muito importante para os sistemas biológicos, participando de diversas reações bioquímicas e sendo o átomo central da porfirina clorofila.
O magnésio é fácil de ser encontrado tanto na crosta terrestre quanto no mar. Isso porque, na crosta, ele figura como o oitavo elemento mais abundante, enquanto, no mar, é o terceiro mais abundante. Não à toa, são conhecidos mais de 80 minerais que têm, pelo menos, 20% em massa de magnésio. O metal magnésio é protegido pela oxidação em sua superfície, dando um aspecto acinzentado.
QUEIMA DO MAGNÉSIO:
CÁLCIO

CARACTERÍSTICAS:
O cálcio é um metal alcalino terroso localizado no quarto período da Tabela Periódica.
Na forma metálica, possui coloração acinzentada.
É um metal quebradiço, além de ser facilmente oxidado.
Suas principais fontes minerais são a dolomita, a gipsita, o calcário e a fluorita, além de ser encontrado em mares e oceanos.
Sua principal aplicação está na indústria de construção civil, por conta da argamassa e do gesso.
O cálcio está presente na constituição dos ossos e dentes, e sua deficiência pode gerar algumas doenças, como a osteoporose.
Foi descoberto em 1808 por sir Humphry Davy.
Propriedades do cálcio
Símbolo: Ca.
Número atômico: 20.
Massa atômica: 40,078(4) u.m.a.
Eletronegatividade: 1,0.
Ponto de fusão: 842 °C.
Ponto de ebulição: 1484 °C.
O cálcio, em sua forma metálica, apresenta coloração acinzentada, sendo macio, maleável, dúctil e um poco quebradiço. Em contato com o ar, sofre oxidação, e sua superfície brilhante acaba se tornando turva rapidamente, pois há a formação de uma camada esbranquiçada.
O comportamento químico do cálcio remete a outros dois metais alcalinos: o estrôncio e o bário. Por exemplo, ele é capaz de reagir com a água e com ácidos, produzindo gás hidrogênio, além de ser diluído em amônia líquida, NH3 (l), produzindo soluções azuis. Quando queimado, gera uma chama de coloração amarelo-avermelhada, com a formação de seu óxido, CaO.
IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO:
O cálcio metálico é um bom agente redutor, sendo utilizado na obtenção de alguns metais, como tório, urânio e zircônio. Também pode entrar na composição de ligas metálicas de berílio, alumínio e magnésio.
Mais importante que o cálcio metálico, são os compostos de cálcio, usados na confecção da argamassa, indústrias de vidros, filtros de ar em indústrias. Também entra na composição do gesso.
Mas ele é mais conhecido biologicamente, porque ele é vital para o crescimento e manutenção dos ossos e também dos dentes, além de auxiliar na coagulação do sangue e na contração muscular.
CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA:
O átomo Ca possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2. Está no quarto período, e possui 2 elétrons na camada de valência .
ESTRONCIO

CARACTERÍSTICAS:
É um metal alcalino-terroso de coloração acinzentada.
Em sua forma metálica, é maleável, dúctil e bastante frágil.
Seu comportamento químico, por vezes, lembra o metal alcalino sódio, Na.
Apesar de ser o 15º elemento mais abundante, poucos minérios de estrôncio são conhecidos.
Seus principais minérios são a celestita e a estroncianita.
Boa parte do estrôncio é empregado na fabricação de fogos de artifício.
O estrôncio teve grande utilidade na fabricação de televisões de tubo.
Assemelha-se ao cálcio no corpo humano, depositando-se nos ossos.
Propriedades do estrôncio
Símbolo: Sr.
Número atômico: 38.
Massa atômica: 87,62 u.m.a.
Ponto de fusão: 767 °C.
Ponto de ebulição: 1384 °C.
Por mais que o estrôncio seja um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre, ficando na 15ª posição, com cerca de 340 ppm, poucos minérios de estrôncio são conhecidos. Os mais comuns são a celestita (SrSO4) e a estroncianita (SrCO3).

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA:
O átomo Sr possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2. Está no 5º período e possui 2 elétrons na camada de valência.
BÁRIO

CARACTERÍSTICAS :
O bário é um elemento químico tóxico, de aspecto prateado, com alto ponto de fusão, que pode ser encontrado no mineral barita, não sendo encontrado livre na natureza, devido a sua elevada reatividade. Encontra-se no estado sólido à temperatura ambiente.
O Bário é facilmente oxidável pelo ar e todos os seus compostos que são solúveis em água ou em ácidos são venenosos. O sulfato de bário tem uma aplicação como contraste em diagnósticos por raios-X (radiografias de estômago e intestino). Esse procedimento não apresenta perigo, já que este sulfeto é insolúvel, ou seja, não vai ser absorvido pelo estômago.
Sintomas de intoxicação por bário:
• Náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal;
• Agitação, ansiedade;
• Tremores, fibrilação muscular, hipertonia dos músculos da face e pescoço;
• Crises convulsivas e coma.
Utilizações do metal Bário:
• O sulfato de bário é usado como pigmento branco em pinturas;
• O sulfato de bário tem a capacidade de absorver radiação e por isso é útil como carreador de rádio (Rd) em usinas nucleares;
• A barita é usada extensivamente em fluidos para a perfuração de poços de petróleo e na produção da borracha.
• Os compostos de bário são usados em pequenas quantidades para a produção de tintas e vidros, e também em foguetes pirotécnicos;
• O carbonato de bário é usado como veneno para ratos e também pode ser usado para a fabricação de vidros e tijolos;
• O nitrato de bário e cloreto de bário produzem chamas verdes em foguetes pirotécnicos.
Propriedades do bário:
Símbolo: Ba.
Massa atômica: 137,33 u.m.a.
Número atômico: 56.
Eletronegatividade: 0,89.
Ponto de fusão: 727 °C.
Ponto de ebulição: 1897 °C.
CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA :
O átomo Ba possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p6 6 s2. |Está no sexto período e possui 2 elétrons na camada de valência .
RÁDIO
INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ELEMENTO RADIOATIVO:
CARACTERÍSTICAS:
É um metal alcalino-terroso do sétimo período da Tabela Periódica.
Em sua forma metálica, apresenta coloração branca e brilhante.
Apresenta luminescência, emitindo um intenso brilho verde.
Apesar de ter mais de 30 isótopos conhecidos, apenas quatro ocorrem naturalmente.
É encontrado em minérios de tório e urânio, pois é produzido durante a desintegração desses elementos.
Tem aplicação na medicina, para o tratamento de alguns tipos de câncer.
Foi descoberto por Pierre e Marie Curie, cujos estudos sobre o elemento permitiram que o casal ganhasse o prêmio Nobel de Física em 1903 e que Marie fosse laureada com o Nobel de Química em 1911.
Propriedades do rádio
Símbolo: Ra
Número atômico: 88
Massa atômica: 226,025 u.m.a
Eletronegatividade: 0,89
Ponto de fusão: 696 °C
Ponto de ebulição: 1140 °C
Densidade: 5,0 g.cm-3

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA:
O átomo Ra possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p6 6 s2 5 d10 4 f14 6 p6 7 s2. Está no 7º período, com 2 elétrons na última camada.
Pesquisa: https://brasilescola.uol.com.br/ ; https://www.infoescola.com/ ; Wikipédia ; WordPress; https://escolaeducacao.com.br/
Descubra quem está no QRCODE!!!