FAMÍLIA 2 – CARACTERÍSTICAS

0
101

QUANDO FALAMOS DE TABELA PERIÓDICA, SEMPRE FICAM QUESTÕES COMO ” PARA QUE SERVE?” “ONDE USAR” E A MAIS CLÁSSICA :” O QUE VOU FAZER COM ISSO?”

INDEPENDENTE DO SEU GRAU DE DESCONFIANÇA, VEJA QUE CONHECER OS ELEMENTOS QUE FORMAM O MUNDO, JÁ VALE A VISITA.

COMEÇAMOS COM A FAMÍLIA 1, NO POST ANTERIOR E HOJE, FALAREMOS DA FAMÍLIA 2.LEMBRE QUE ESSAS FAMÍLIAS SÃO DE METAIS REPRESENTATIVOS .

CARACTERÍSTICAS:

“Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 , da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).

São chamados de alcalinos terrosos porque se encontram sob a forma de minérios .

  • A configuração eletrônica deixa 2 elétrons na última camada, por isso são grupo 2 ou família 2.
  • Todos os elementos são muito reativos e não são encontrados livres na natureza.
  • As reações desses elementos com água ou oxigênio são mais fortes de cima para baixo no grupo.
  • Condutores de corrente elétrica
  • Condutores de calor
  • Tendência a perder elétrons e formar cátions
  • Altamente reativos com outros elementos
  • Formam compostos incolores
  • São moles ou quebradiços (baixa tenacidade)
  • São mais densos que os metais alcalinos apenas
  • Apresentam-se no estado sólido em temperatura ambiente
  • Apresentam pontos de fusão e ebulição mais elevados em relação aos metais alcalinos, mas mais baixos em relação a todas as outras famílias periódicas.
Isabel Quadros - Tabela Periódica - 10º Ano - ppt video online carregar
imagem: SlidePlayer

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA:

Distribuições eletrônicas do berílio, cálcio e rádio
Elementos : berílio , cálcio e rádio imagem: mundoeducacao.uol.com.br

COMO ESSES ELEMENTOS SÃO ENCONTRADOS:

Veja alguns exemplos de minerais rochosos que apresentam metais alcalinoterrosos:

  • Fenacita (fonte de berílio)
  • Dolomita (fonte de magnésio)
  • Calcita (fonte de cálcio)
  • Celestita (fonte de estrôncio)
  • Barita (fonte de bário)
  • Pechblenda (fonte de rádio)

BERÍLIO:

Água-Marinha | Gema Derivada do Berílio - Enciclopédia Global™
Água marinha- gema originária do berílio imagem: Enciclopédia Global
Berílio (Be) e Berilo - Enciclopédia Global™
Esmeralda – também encontrada no berílio imagem: Enciclopédia Global

O berílio é um elemento altamente tóxico, sendo que se a pessoa aspirar os seus sais, ela poderá sentir calafrios, febre e tosse dolorosa. Nos casos mais graves, ele pode causar inflamação nos pulmões, falta de ar e levar a uma doença que não tem cura, chamada de beriliose ou granulomatose pulmonar crônica, que pode levar à morte. Os que enfrentam maiores riscos de desenvolver essa doença são garimpeiros e lapidadores de água-marinha, berilo e esmeralda, bem como trabalhadores de indústrias que usam ligas de berílio.

 O berílio é um elemento bem leve que possui ponto de fusão relativamente alto (aproximadamente (1 278 ± 5) ºC) e, por isso, ele é usado na produção de giroscópios e guias inerciais de mísseis e foguetes. Mas a sua principal aplicação é na fabricação de ligas de cobre-berílio, que são usadas em reatores nucleares. Esse metal absorve nêutrons, que são usados para partir os átomos e realizar fissões, gerando energia nuclear. Além disso, em uma mistura de rádio e berílio, as partículas alfa do rádio provocam a desintegração do berílio, produzindo nêutrons.

Por isso, a liga de cobre-berílio também é usada como moderadores e refletores de nêutrons, bem como no fabrico de ferramentas que não produzem faíscas.

Na natureza, ele é encontrado na forma de seus minérios; inclusive, a sua descoberta ocorreu por Vauquelin, em 1798, quando ele analisava dois minérios, o berilo e a esmeralda. O berílio foi obtido através do berilo e o elemento recebeu esse nome graças a esse minério que lhe deu origem.

Vauqueli mostrou também que tanto o berilo como a esmeralda são, na verdade, quimicamente idênticos, sendo formados por silicatos duplos de berílio e alumínio, Be3Al2(SiO3)6. A única diferença é que a esmeralda é verde porque possui também cerca de 2% de cromo (Cr). Existe também uma versão azul desse minério, conhecido como água-marinha.

MAGNÉSIO

Magnésio – Wikipédia, a enciclopédia livre
imagem: Wikipédia

CARACTERÍSTICAS:

O magnésio, número atômico 12, é um metal acinzentado pertencente ao grupo 2 da Tabela Periódica, também conhecido como o grupo dos metais alcalinoterrosos.

“É o oitavo elemento mais abundante da crosta terrestre e o terceiro mais abundante do mar.

O magnésio finamente dividido, quando queimado, produz uma luz branca de grande intensidade e brilho e, por isso, ele está na composição de fogos de artifício. Esse elemento também se destaca na medicina, por estar presente no sal de Epsom e no leite de magnésia, além de ser muito importante para os sistemas biológicos, participando de diversas reações bioquímicas e sendo o átomo central da porfirina clorofila.

O magnésio é fácil de ser encontrado tanto na crosta terrestre quanto no mar. Isso porque, na crosta, ele figura como o oitavo elemento mais abundante, enquanto, no mar, é o terceiro mais abundante. Não à toa, são conhecidos mais de 80 minerais que têm, pelo menos, 20% em massa de magnésio. O metal magnésio é protegido pela oxidação em sua superfície, dando um aspecto acinzentado.

QUEIMA DO MAGNÉSIO:

CÁLCIO

Cálcio – Wikipédia, a enciclopédia livre
Metal cálcio imagem: Wikipédia

CARACTERÍSTICAS:

O cálcio é um metal alcalino terroso localizado no quarto período da Tabela Periódica.

Na forma metálica, possui coloração acinzentada.

É um metal quebradiço, além de ser facilmente oxidado.

Suas principais fontes minerais são a dolomita, a gipsita, o calcário e a fluorita, além de ser encontrado em mares e oceanos.

Sua principal aplicação está na indústria de construção civil, por conta da argamassa e do gesso.

O cálcio está presente na constituição dos ossos e dentes, e sua deficiência pode gerar algumas doenças, como a osteoporose.

Foi descoberto em 1808 por sir Humphry Davy.

Propriedades do cálcio
Símbolo: Ca.

Número atômico: 20.

Massa atômica: 40,078(4) u.m.a.

Eletronegatividade: 1,0.

Ponto de fusão: 842 °C.

Ponto de ebulição: 1484 °C.

O cálcio, em sua forma metálica, apresenta coloração acinzentada, sendo macio, maleável, dúctil e um poco quebradiço. Em contato com o ar, sofre oxidação, e sua superfície brilhante acaba se tornando turva rapidamente, pois há a formação de uma camada esbranquiçada.

O comportamento químico do cálcio remete a outros dois metais alcalinos: o estrôncio e o bário. Por exemplo, ele é capaz de reagir com a água e com ácidos, produzindo gás hidrogênio, além de ser diluído em amônia líquida, NH3 (l), produzindo soluções azuis. Quando queimado, gera uma chama de coloração amarelo-avermelhada, com a formação de seu óxido, CaO.

IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO:

O cálcio metálico é um bom agente redutor, sendo utilizado na obtenção de alguns metais, como tório, urânio e zircônio. Também pode entrar na composição de ligas metálicas de berílio, alumínio e magnésio.

Mais importante que o cálcio metálico, são os compostos de cálcio, usados na confecção da argamassa, indústrias de vidros, filtros de ar em indústrias. Também entra na composição do gesso.

Mas ele é mais conhecido biologicamente, porque ele é vital para o crescimento e manutenção dos ossos e também dos dentes, além de auxiliar na coagulação do sangue e na contração muscular.

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA:

O átomo Ca possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2. Está no quarto período, e possui 2 elétrons na camada de valência .

ESTRONCIO

Estrôncio (Sr): propriedades, aplicações, cuidados - Brasil Escola
Imagem: Brasil escola UOL -Celestita, SrSO4, um dos principais minérios de estrôncio.

CARACTERÍSTICAS:

É um metal alcalino-terroso de coloração acinzentada.

Em sua forma metálica, é maleável, dúctil e bastante frágil.

Seu comportamento químico, por vezes, lembra o metal alcalino sódio, Na.

Apesar de ser o 15º elemento mais abundante, poucos minérios de estrôncio são conhecidos.

Seus principais minérios são a celestita e a estroncianita.

Boa parte do estrôncio é empregado na fabricação de fogos de artifício.

O estrôncio teve grande utilidade na fabricação de televisões de tubo.

Assemelha-se ao cálcio no corpo humano, depositando-se nos ossos.

Propriedades do estrôncio
Símbolo: Sr.

Número atômico: 38.

Massa atômica: 87,62 u.m.a.

Ponto de fusão: 767 °C.

Ponto de ebulição: 1384 °C.

Por mais que o estrôncio seja um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre, ficando na 15ª posição, com cerca de 340 ppm, poucos minérios de estrôncio são conhecidos. Os mais comuns são a celestita (SrSO4) e a estroncianita (SrCO3).

Fogos de artifício
Uso do estrôncio em fogos de artifício imagem: UOL

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA:

O átomo Sr possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2. Está no 5º período e possui 2 elétrons na camada de valência.

BÁRIO

Bário | Tabela Periódica em Código QR
Bário – imagem: WordPress -“Amostra de barita, BaSO4.”

CARACTERÍSTICAS :

O bário é um elemento químico tóxico, de aspecto prateado, com alto ponto de fusão, que pode ser encontrado no mineral barita, não sendo encontrado livre na natureza, devido a sua elevada reatividade. Encontra-se no estado sólido à temperatura ambiente.

O Bário é facilmente oxidável pelo ar e todos os seus compostos que são solúveis em água ou em ácidos são venenosos. O sulfato de bário tem uma aplicação como contraste em diagnósticos por raios-X (radiografias de estômago e intestino). Esse procedimento não apresenta perigo, já que este sulfeto é insolúvel, ou seja, não vai ser absorvido pelo estômago.

Sintomas de intoxicação por bário:

• Náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal;

• Agitação, ansiedade;

• Tremores, fibrilação muscular, hipertonia dos músculos da face e pescoço;

• Crises convulsivas e coma.

Utilizações do metal Bário:

• O sulfato de bário é usado como pigmento branco em pinturas;

• O sulfato de bário tem a capacidade de absorver radiação e por isso é útil como carreador de rádio (Rd) em usinas nucleares;

• A barita é usada extensivamente em fluidos para a perfuração de poços de petróleo e na produção da borracha.

• Os compostos de bário são usados em pequenas quantidades para a produção de tintas e vidros, e também em foguetes pirotécnicos;

• O carbonato de bário é usado como veneno para ratos e também pode ser usado para a fabricação de vidros e tijolos;

• O nitrato de bário e cloreto de bário produzem chamas verdes em foguetes pirotécnicos.

Propriedades do bário:
Símbolo: Ba.

Massa atômica: 137,33 u.m.a.

Número atômico: 56.

Eletronegatividade: 0,89.

Ponto de fusão: 727 °C.

Ponto de ebulição: 1897 °C.

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA :

O átomo Ba possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p6 6 s2. |Está no sexto período e possui 2 elétrons na camada de valência .

RÁDIO

INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ELEMENTO RADIOATIVO:

CARACTERÍSTICAS:

É um metal alcalino-terroso do sétimo período da Tabela Periódica.

Em sua forma metálica, apresenta coloração branca e brilhante.

Apresenta luminescência, emitindo um intenso brilho verde.

Apesar de ter mais de 30 isótopos conhecidos, apenas quatro ocorrem naturalmente.

É encontrado em minérios de tório e urânio, pois é produzido durante a desintegração desses elementos.

Tem aplicação na medicina, para o tratamento de alguns tipos de câncer.

Foi descoberto por Pierre e Marie Curie, cujos estudos sobre o elemento permitiram que o casal ganhasse o prêmio Nobel de Física em 1903 e que Marie fosse laureada com o Nobel de Química em 1911.

Propriedades do rádio
Símbolo: Ra

Número atômico: 88

Massa atômica: 226,025 u.m.a

Eletronegatividade: 0,89

Ponto de fusão: 696 °C

Ponto de ebulição: 1140 °C

Densidade: 5,0 g.cm-3

Amostra do elemento rádio
Elemento rádio – Amostra do elemento rádio, que é radioativo e emite uma luz esverdeada . imagem: UOL

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA:

O átomo Ra possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p6 6 s2 5 d10 4 f14 6 p6 7 s2. Está no 7º período, com 2 elétrons na última camada.

Pesquisa: https://brasilescola.uol.com.br/ ; https://www.infoescola.com/ ; Wikipédia ; WordPress; https://escolaeducacao.com.br/

Descubra quem está no QRCODE!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here