OI, GALERA!!!
JÁ IMAGINARAM PODER ARMAZENAR ENERGIA DURANTE ANOS?
ESSA É A PROPOSTA ABAIXO!

https://socientifica.com.br
Um grupo de cientistas suecos descobriu uma forma de armazenar a energia do sol em estado líquido durante 18 anos, uma descoberta com o potencial para revolucionar este tipo de energia renovável.
O fluído permite armazenar a energia solar em forma de calor e libertá-la mais tarde quando necessário, através de um catalisador.
“A energia neste isômero pode agora ser armazenada durante até 18 anos. E quando extraímos a energia e a usamos, obtemos um aumento de calor que é maior do que nos atrevemos a esperar,” disse Kasper Moth-Poulsen, professor no Departamento de Química e Engenharia Química na Universidade de Chalmers, Suécia.
O fluído é feito de moléculas de carbono, hidrogênio e nitrogênio, e reage à presença de luz solar reordenando as suas ligações atômicas. Esta propriedade transforma este líquido numa espécie de jaula que “aprisiona” a energia solar, e mantém a energia acumulada mesmo depois de ter arrefecido e ficar à temperatura ambiente.
Para libertar a energia, é necessário passar o fluído por um catalisador à base de cobalto, o que faz com que as moléculas voltem à sua forma original e libertem energia. Esta transformação aumenta a temperatura do líquido em 63ºC, que passa dos 20ºC para os 83ºC.
Os cientistas dizem que esta inovação pode vir a ser usada para aquecer água doméstica, substituindo os tradicionais sistemas que recorrem a combustíveis fósseis que libertam CO2.
Apesar de promissora, esta tecnologia ainda precisa de alguns anos antes de estar pronta para ser disponibilizada ao público, mas Poulsen acredita que podem chegar à viabilidade comercial em dez anos.
Um protótipo do sistema de energia, colocado no telhado de um prédio universitário, testou o novo fluido e, segundo os pesquisadores, os resultados chamaram a atenção de inúmeros investidores .
O dispositivo de energia renovável e livre de emissões é composto de um refletor côncavo com um tubo no centro, que rastreia o Sol como uma espécie de antena parabólica.
O sistema funciona de maneira circular. Bombeando através de tubos transparentes, o fluido é aquecido pela luz solar, transformando a molécula norbornadieno em seu isômero de aprisionamento de calor, o quadriciclano. O fluido é então armazenado à temperatura ambiente com perda mínima de energia.
Quando a energia é necessária, o fluido é filtrado através de um catalisador especial que converte as moléculas de volta à sua forma original, aquecendo o líquido em 63 graus Celsius.

A esperança é que este calor possa ser usado para sistemas domésticos de aquecimento, alimentando o aquecedor de água de um edifício, a máquina de lavar louça, o secador de roupa e muito mais, antes de voltar para o telhado mais uma vez.
Os pesquisadores colocaram o fluido neste ciclo mais de 125 vezes, pegando calor e soltando-o sem danos significativos à molécula.
“Fizemos muitos avanços cruciais recentemente e hoje temos um sistema de energia livre de emissões que funciona o ano todo”, disse Moth-Poulsen.
Depois de uma série de desenvolvimentos rápidos, os pesquisadores afirmam que seu fluido agora pode armazenar 250 watts-hora de energia por quilograma, o dobro da capacidade de energia das baterias Powerwall da Tesla, de acordo com a NBC.
Mas ainda há muito espaço para melhorias. Com as manipulações corretas, os pesquisadores acham que podem extrair ainda mais calor desse sistema, pelo menos 110 graus Celsius a mais.
ISOMERIA- QUANDO AS ESTRUTURAS POSSUEM A MESMA FÓRMULA MOLECULAR.


fontes:
edição de 25 de junho de 2019 em
https://greensavers.sapo.pt
https://socientifica.com.br/2018/11/09/cientistas-desenvolvem-combustivel-liquido-que-pode-armazenar-energia-do-sol-por-ate-18-anos/ Wikipédia