OI, GALERA! Vamos fazer um resumo das funções inorgânicas e seus principais representantes, assim você saberá o nome, a função e a utilização de cada um deles.
Existem quatro funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada função dessas é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, isto é, que possuem o mesmo comportamento diante de determinados compostos químicos. Isso ocorre em virtude das semelhanças em suas fórmulas químicas (na sua composição).
Essas funções foram definidas de acordo com a Teoria de Arrhenius :”Através de experimentos, ele constatou que dois tipos de substancias liberam íons em soluções aquosas, possibilitando a condução elétrica.
Assim, os ácidos seriam substancias que liberam como íon positivo H+.
As bases seriam substancias que liberam íon negativo OH-.
Os sais são reações de neutralização de ácidos com bases.
Os óxidos são substancias que tem dois componentes, onde um deles é obrigatoriamente, o oxigênio como elemento mais eletronegativo.
PRINCIPAIS ÁCIDOS:

PRINCIPAIS BASES:

PRINCIPAIS SAIS:

PRINCIPAIS ÓXIDOS:

È claro que não existe somente essas substâncias acima. Mas elas são as mais utilizadas.
Vamos agora dar uma dica de como ionizar um ácido, quando ele é colocado em água:

Agora, ionizando bases:
E o raciocínio é o mesmo- se tem 2 OH-, então a valência do elemento químico é +2, para que a molécula fique zerada. Imagem: química sem segredos
A FORMAÇÃO DOS SAIS:

REAÇÕES DE ÓXIDOS:

Uma coisa vocês precisam entender: esse resumo dá uma noção de cada função inorgânica e algumas fórmulas. Claro que tem muito mais que isso! Mas, por enquanto, se conseguir absorver esse conteúdo, já será uma vitória!!!
pesquisa: Mundo Educação UOL , Toda Matéria, Química sem segredos, Manual da Química.