OI GALERA!
No video abaixo voces encontrarão resumo de álccois, fenol e cetona.
O texto, mais completo, para começarem a estudar a função Fenol.
A função álcool já foi postada na aula passada.
FUNÇÃO FENOL – FUNÇÃO ORGANICA OXIGENADA
Os fenóis são compostos orgânicos oxigenados (apresentam átomo ou átomos de oxigênio em sua composição) que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um hidrocarboneto aromático (composto que apresenta átomos de carbono e hidrogênio) qualquer. Veja abaixo algumas representações de aromáticos:

– Nomenclatura dos fenóis:
A nomenclatura de um fenol, de acordo com a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), deve seguir a seguinte regra:
Hidroxi + nome do aromático
Exemplo: Fenol sem ramificação
Nesse fenol, temos a presença do grupo hidroxila ligado ao benzeno. Logo, o nome dessa estrutura é hidroxibenzeno.
Exemplo: Fenol com ramificação
Fórmula estrutural de um fenol com ramificações
Nesse fenol, temos a presença do grupo hidroxila e de um radical etil (H3C-CH2) ligados ao benzeno. Assim, o primeiro passo para nomear esse composto é numerar os carbonos do benzeno a partir do carbono ligado ao grupo OH e prosseguir no sentido da ramificação :
Ao numerar os carbonos do composto aromático, temos o grupo hidroxila no carbono 1 e o etil no carbono 3. Logo, o nome desta estrutura é 3-etil-1-hidroxibenzeno
2- características dos fenóis:
- Estado físico: em temperatura ambiente, a grande maioria dos fenóis apresenta-se no estado sólido. Os fenóis mais simples (compostos por um aromático) apresentam-se em estado líquido;
- Ponto de fusão (passagem do sólido para líquido) e de ebulição (passagem do líquido para gás) elevados quando comparados aos dos hidrocarbonetos:
- Densidade: são compostos mais densos que a água;
- polaridades das moléculas de fenóis: de uma forma geral, eles apresentam moléculas polares;
- força intermolecular- aquela força que segura as moléculas unidas fenóis estabelecem entre si ligações de hidrogênio- lembre que são as forças mais fortes.
- Solubilidade: apenas o hidroxibenzeno é solúvel em água;
- Reatividade: são compostos que sofrem reações de oxidação;
- Acidez: apresentam um relevante caráter ácido, muito maior que o dos álcoois. A acidez dos fenóis permite que esses compostos interajam com bases orgânicas, formando ácidos e água.
3- Utilizações dos fenóis
- Fabricação de desinfetantes;
- Produção de creme para queimadura solar e para pé de atleta;
- Princípio ativo para o tratamento de manchas na pele;
- Produção de resinas;
- Matéria-prima para a produção do indicador ácido-base fenolftaleína;
- Utilizados na produção de sal orgânico e de outras substâncias orgânicas de diversos grupos funcionais.
FUNÇÃO CETONA – FUNÇÃO ORGÂNICA OXIGENADA :
As cetonas (função cetona) são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário ( carbono ligado a 2 outros carbonos). As cadeias desta classe de compostos podem ser tanto abertas quanto fechadas (aromáticas ou não).
Cadeias pequenas (até dez átomos de carbono) levam a cetonas no estado líquido, menos densas que a água, de cheiro agradável e que, em geral, são parcialmente solúveis – exceção para a propanona que é totalmente solúvel. Cadeias com mais de dez carbonos levam a cetonas sólidas e insolúveis em água.
Industrialmente, muitos dos óleos essenciais extraídos de flores e frutos e usados na produção de perfumes são compostos cetônicos. Elas também são usadas na extração de gorduras de sementes como o girassol e o amendoim. Cetonas também podem ser usadas para extrair cocaína das folhas de coca, o que torna seu uso restrito e fiscalizado por órgãos da polícia federal.

Algumas cetonas importantes
Acetona – propanona- é um líquido inflamável, incolor, com cheiro agradável e solúvel em água. A cetona mais simples é usada como solvente (de lacas, resinas, acetileno), na extração de óleos vegetais e na fabricação de medicamentos hipnóticos como o sulfonal (um sonífero).
Acetofenona: é a cetona aromática- tem grupo benzeno- mais simples sendo incolor e de alta viscosidade. É utilizada como precursor na preparação de diversas resinas e fragrâncias (principalmente como aroma artificial de amêndoa, cereja, jasmim e morango).
Um resumo sobre as primeiras funções oxigenadas- álcool, fenol e cetona.
CANAL XQUIMICA- VIDEO SOBRE FUNÇÕES OXIGENADAS:
Comentem, tirem suas dúvidas!