FUNDAMENTOS DA QUÍMICA-AULA 1

0
294

OI, GALERA!

A partir dessa postagem vamos iniciar o estudo da Química, desde que ficou com esse nome.

O impacto do que chamamos “química” na vida e na sociedade são enormes, mas nós nunca paramos e ficamos perguntando se aquilo que estamos vendo ou fazendo tem a ver com ” química”.

No início da civilização, nas passagens da Idade da Pedra à Idade do Bronze e à Idade do Ferro, as pessoas não davam conta que estavam fazendo química ao transformar as pedras encontradas, em metais.

O uso desses metais moldou uma nova sociedade e deu ao ser humano um maior controle sobre o ambiente.

Idade dos Metais - Estudo Prático

E assim foram surgindo outros materiais: vidro, joias, moedas, cerâmicas e claro, as armas.

A arte, a agricultura e a guerra ficaram mais complexas; e tudo isso devido à química.

O desenvolvimento do aço acelerou o profundo impacto da quuímica sobre a sociedade: aços melhores levaram à Revolução Industrial, quando a força muscular deu lugar ao vapor e empreendimentos gigantescos apareceram.Com o transporte melhor e maior produtividade das fábricas, o comécio cresceu e o mundo tornou-se menor e mais ativo. Nada disso aconteceria sem a química.

Com o advento do século XX e agora século XXI , ocorreu um enorme progresso no desenvolvimento da indústria química. A Química transformou a agricultura, atrvés de fertilizantes artificiais, que geraram meios para alimentar a crescente e enorme população do planeta.

A química transformou os transportes e a comunicação, principalmente produzindo materiais avançados como polímeros para tecidos, silício de alto grau de pureza para computadores e vidro para as fibras óticas . A química aumentou a expectativa de vida do ser humana, através da engenharia genética.

Nada disso ocorreria sem a química. mas o preço desses benefícios foi e está sendo, alto. O rápido crescimento da indústria e da agricultura, estressou a Terra e danificou nossa herança. A conservação do planeta é preocupação generalizada e a química, independente da carreira que você escolher, será sua companheira.

Os Impactos Ambientais - O que é e quais são seus tipos
um dos grandes impactos ambientais -descarga de produtos tóxicos em mananciais

QUÍMICA – UMA CIÊNCIA EM TRÊS NÍVEIS

A química funciona em três níveis :

  • MACROSCÓPICO – onde podemos ver as mudanças que ocorrem, como um combustível que queima, um folha que muda de cor.
  • MICROSCÓPICO – a forma como esses fenômenos são interpretados em termos de arranjo de átomos e moléculas.
  • SIMBÓLICO – analisa os fenômenos químicos através de símbolos e equações matemáticas, tornando viável a reprodução de um experimento através das quantidades que foram usadas, as temperaturas, o processo de produção passo a passo.

Você está vendo esse hífen: ?

Para cobrir a extensão desse hífen seriam necessários 10 milhões de átomos de carbono, lado a lado. Isso porque os átomos são magicamente pequenos e existem em enormes quantidades, mesmo nos menores objetos. Vale dizer que o diâmetro de um átomo de carbono é 150 trilhionésimos de um metro!

imagens-atomos-moleculas-2
Essa molécula de pentaceno foi fotografada pela IBM usando microscópio de força atômica. Esses são átomos reais .

Quando utilizamos os símbolos, traduzimos essa foto de maneira a entender as ligações e como elas acontecem. essa é a parte da química que revela como são mantidos coesos os objetos e formas que conhecemos, de maneira microscópica.

Pela primeira vez, cientistas "fotografam" molécula individual -  28/08/2009 - Ciência - Folha de S.Paulo
nessa foto acima estão os átomos reais, e abaixo a representação que é feita.( imagem: Folha UOL)

Na segunda aula dessa série, vamos ver onde entra a química quando falamos de matéria e energia.

pesquisa: Princípios de Química – questionando a vida moderna e o meio ambiente ( Atkins,Peter; Jones, Loretta )

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here