FUSÃO NUCLEAR

0
426

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Chegando de viagem e vendo coisas para colocar no blog!
No Estado de SP ( jornal de domingo, 26/07) saiu uma boa reportagem sobre a fusão nuclear.
Em tempos bicudos como esses, onde a energia é necessária, mas a maneira de obtê-la pode desencadear um dano irreparável para o planeta, são necessárias análises de possibilidades e a fusão nuclear é uma delas: limpa, segura, abundante, disponível para todas as nações.Mas…. depende de pesquisas mais sérias.
Utilizar a fusão nuclear , que produz a energia do Sol, é objetivo dos físicos dersde os anos 50.Essa energia pode ser criada com isótopos de hidrogenio , como o deutério, facilmente extraído do mar.
A energia é produzida fundindo dois núcleos atômicos ( como se vê na imagem ao lado) convertendo massa em energia que se transforma em calor.Esse calor, como nos reatores de fissão nuclear convencionais, transforma água em vapor que movienta as turbinas que geram eletricidade ou produz combustíveis para transporte e outros usos.
Essa energia não gera gás estufa,não oferece riscos e está disponível em todos os oceanos.
MAS HÁ UM PORÉM…
Requer a produção e o acondicionamento de um gás quente- plasma- a uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius.
Uma das propostas é a fusão magnética, na qual o plasma quente é aprisionado por magnetos. Outra forma é o uso de lasers para bombardear uma bolinha congelada de combustível que gera fusão ( núcelos de deutério e trítio) Enquanto a fusão magnética retém o plasma quente, indefinidamente, como no Sol, o segundo processo se assemelha a um motor de combustão interna com várias mini explosões.
O mais complexo, e caro, é o desenvolvimento da tecnologia para produção e armazenamento em larga escala para que sua utlização seja viável em escala doméstica.
( Stewart C. Prager- Princeton USA )
imagem: coladawweb.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here