FUVEST 2010 2° FASE

2
349
7- Pesquisadores da Universidade de São Paulo mostraram que as bromélias, que vivem no alto de árvores e acumulam água entre suas folhas, obtêm nitrogênio da ureia presente nessa água e que é proveniente da urina dos anfíbios que aí habitam. Nessas plantas, a ureia sofre uma reação catalisada pela enzima urease, que origina amônia e gás carbônico. Em outra reação, catalisada pela enzima sintetase de glutamina, a amônia formada é utilizada na produção do aminoácido glutamina.
Revista Pesquisa FAPESP, 157, março de 2009. Adaptado.
a) Escreva a equação química balanceada que representa a reação, citada no texto, em que são produzidos amônia e gás carbônico.

b) Em que processos, associados ao crescimento das plantas, as bromélias podem utilizar o gás carbônico e a glutamina?
vamos lá:
a) Transformando a fórmula estrutural acima em fórmula molecular: CON2H4
fazendo a reação com água ( observe o texto em destaque)
CON2H4 + H2O –> 2 NH3 + CO2 ( veja que o próprio texto deu os produtos, era só equacionar)
b) Gás carbonico é usado no processo da fotossíntese e glutamina como é um aminoácido, está relacionado com síntese protéica.(Para que as bromélias cresçam precisam de energia e formação de “tecidos”, não?)
( voce percebeu que o texto dá todas as ferramentas para responder? claro são necessários os conhecimentos básicos como proteínas são formadas por aminoácidos e gás carbonico faz parte do processo de fotossíntese!)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here