FUVEST 2020 2°FASE- QUÍMICA – RESOLUÇÕES

0
435

OI, GALERA!

Conforme o prometido, aqui estao as questoes da segunda fase da Fuvest, com gabarito e comentários.

Aproveitem porque a Unicamp é semana que vem!

RESOLUÇÃO:

a) Nas três amostras tem o íon Na+1 e o íon HCO3 -1  . A junção desses dois íons produz o bicarbonato de sódio. ( NaHCO)- um tipo de bicarbonato. Lembre que o íon HCO3 -1 vem da mistura do gás carbônico com a água formando o ácido carbônico, que é instável e se dissocia em bicarbonato e hidrogênio.

b) Com relaçao ás amostras:

água do mar- amostra 3 – alta concentraçao de sódio e cloro

água da chuva em região costeira – amostra 1- por causa dos aerossóis marinhos que tendem a aumentar a concentração de íons cloro na água

água doce de rio – amostra 2

Motivo: Todos os tipos de aerossol atmosférico contribuem para o “escudo térmico”, mas aqueles que são formados sobre os oceanos representam os que têm mais peso nesse efeito climático, uma vez que eles cobrem 70% da superfície terrestre. Os aerossóis marinhos são principalmente gerados por processos de formação de bolhas na superfície do oceano e pela rebentação das ondas nas áreas costeiras. ( http://quimicanova.sbq.org.br)

a) segundo o equilíbrio estabelecido, quando adicionado íons iodeto haverá o deslocamento que favorece a formação de iodeto de chumbo.

b) na separação do iodeto de chumbo , pela tabela de solubilidade em diferentes temperaturas, a 4°C dissolve menos, então, tem maior quantidade de produto não dissolvido.

c) Cálculo do Kps:

Kps= [ Pb+2 ] x [ I] 2

Cálculo do número de mol:

461 g de iodeto de chumbo——–1 mol

0,99g de iodeto de chumbo ——-  x  mol

X= 2×10-3 mol   logo [ PbI2 ]  = 2×10-3 mol / litro

Na equação  :

PbI2 (s)   ——-       à    Pb +2     ……..  + ………….  2 I -2   

= 2×10-3 mol/ l    -à  = 2×10-3 mol /l    2. 2×10-3 mol = 4x 10-3  mol/litro

Cálculo do Kps

Kps= 2×10-3  x   4x 10-3   = 3,2 x 10 -8     

RESOLUÇÃO :

a) O produto (IV) formado pela oxidação do álcool (III) é:

b) A espécie II possui isomeria geométrica (cis-trans). Os isômeros espaciais cis e trans são:

c) A espécie III possui um grupo hidroxila (-OH) que é polar, assim, ela é mais solúvel em H2O quando comparada com as espécies I e II (apolares), independentemente do tamanho das cadeias R1 e R2.

( obs- essa resolução saiu do Anglo Resolve )

RESOLUÇAO:

a) As três reações são de redução. A que tem o maior valor numérico, permanece e a de menor valor numérico sofre oxidação. Para que a pilha funcione tem que haver a oxidação e a redução.

começar estilo tamanho matemático 14px tabela linha com célula com tabela linha com célula com atributos de tabela alinhamento de coluna right left fim dos atributos linha com célula com Maior espaço reto E com red subscrito espaço parêntese esquerdo reduz parêntese direito dois pontos fim da célula célula com CoO com 2 subscrito espaço parêntese esquerdo reto s parêntese direito espaço mais espaço riscado diagonal para cima sobre Li à potência de mais espaço parêntese esquerdo aq parêntese direito fim do riscado espaço mais espaço riscado diagonal para cima sobre 1 espaço reto e à potência de menos fim do riscado espaço seta para a direita espaço LiCoO com 2 subscrito espaço parêntese esquerdo reto s parêntese direito fim da célula linha com célula com Menor espaço reto E com red subscrito espaço parêntese esquerdo oxida parêntese direito dois pontos fim da célula célula com Li espaço parêntese esquerdo reto s parêntese direito espaço seta para a direita espaço riscado diagonal para cima sobre Li à potência de mais espaço parêntese esquerdo aq parêntese direito fim do riscado espaço mais espaço riscado diagonal para cima sobre 1 espaço reto e à potência de menos fim do riscado fim da célula fim da tabela em moldura inferior fecha moldura fim da célula linha com célula com atributos de tabela alinhamento de coluna left left fim dos atributos linha com célula com Equação espaço global dois pontos fim da célula célula com CoO com 2 subscrito espaço parêntese esquerdo reto s parêntese direito espaço mais espaço Li espaço parêntese esquerdo reto s parêntese direito espaço seta para a direita espaço LiCoO com 2 subscrito espaço parêntese esquerdo reto s parêntese direito fim da célula fim da tabela fim da célula fim da tabela fim da célula fim da tabela fim do estilo
(imagem de Anglo Resolve)


b) O elemento que se oxida mais, tem o menor potencial de redução, logo é o agente redutor, porque vai provocar a redução do outro elemento.

c) Na fórmula citada no texto, se for colocado o litio, teremos:

Li Al Si4 O10  = fazendo a massa molecular:

2×27 + 4×28 + 16×10= 306

306——à 100%

27——à y ========è y = 8,8%

Observe que essa porcentagem de alumínio corresponde à massa na petalita.

RESOLUÇÃO :

A)

imagem copiada do Anglo Resolve

b)

NO= 46 g/ mol

460 mg —–à 1 km

M         —–à 100 km

M = 46 g que corresponde a 1 mol de NO

c) a questão é saber onde o rendimento de Arla é maior: com NO ou NO2.

Como Arla é ureia, primeiro veremos o rendimento da ureia com o NO2 usando as duas equações.

Nesta imagem do Anglo Resolve temos a quantidade de ureia = 40 gramas.

Se em 100 ml de Arla tem 32 g de ureia então para 40 gramas ficam 125 ml de Arla.

Para os cálculos de NO, usamos as mesmas equações:

 A equação que relaciona ureia e NO é:

começar estilo tamanho matemático 14px tabela linha com célula com 2 espaço reto H com 2 subscrito NCONH com 2 subscrito espaço mais espaço riscado diagonal para cima sobre 2 espaço reto H com 2 subscrito reto O fim do riscado espaço seta para a direita espaço riscado diagonal para cima sobre 4 espaço NH com 3 subscrito fim do riscado espaço mais espaço 2 espaço CO com 2 subscrito
riscado diagonal para cima sobre 4 espaço NH com 3 subscrito fim do riscado espaço mais espaço 6 espaço NO espaço seta para a direita espaço 5 espaço reto N com 2 subscrito espaço mais espaço base diagonal para cima risco 6 fim da base com 4 pré-sobrescrito espaço reto H com 2 subscrito reto O fim da célula linha com célula com espaço em branco à potência de ____________________________________________________________ espaço mais fim do exponencial fim da célula linha com célula com atributos de tabela alinhamento de coluna right center left center fim dos atributos linha com célula com 2 espaço reto H com 2 subscrito NCONH com 2 subscrito fim da célula mais célula com 6 espaço NO com espaço em branco subscrito fim da célula célula com seta para a direita 5 espaço reto N com 2 subscrito espaço mais espaço estreito 2 espaço CO com 2 subscrito espaço mais espaço estreito 4 espaço reto H com 2 subscrito reto O fim da célula linha com célula com 2 espaço estreito mol fim da célula espaço em branco célula com 6 espaço estreito mol fim da célula blank linha com célula com 2 espaço vezes espaço 60 espaço estreito reto g fim da célula célula com espaço em branco à potência de _____ fim da célula célula com 6 espaço estreito mol fim da célula blank linha com célula com reto m " fim da célula célula com espaço em branco à potência de _____ fim da célula célula com 1 espaço estreito mol fim da célula blank fim da tabela
reto m " espaço igual a espaço 20 espaço estreito reto g fim da célula fim da tabela fim do estilo

Nessa imagem do Anglo Resolve são usadas 20 g de Arla para a mesma quantidade de mol de NO.

100 ml de Arla ——> 32 g de ureia

x——————–> 20 gramas =====> x = 62,5 ml , o que significa que o volume de Arla usado será menor.

RESOLUÇÃO:

a) Observando o gráfico e as informações do texto que diz que a forma solúvel se apresenta em condições ácidas.

Logo teremos o íon Cr 3+ e o Ti +4 como mais solúveis, no pH menor que 6. Todo hidróxido à direita do gráfico será insolúvel, conforme as informações.

b) Como as linhas do íon cromo e íon X são paralelas, dedução é que a carga também seja +3

c) Kps é coeficiente de solubilidade, então o menos solúvel seria aquele que necessitaria de maior quantidade de OH- para precipitar, ou seja , o íon cálcio +2.

BOM, GALERA, AÍ ESTÃO.

FOI DIFÍCIL, NECESSITOU DE CONHECIMENTOS FORA DO QUADRADO.

MAS, SE NÃO FOR ASSIM, QUE GRAÇA TEM?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here