HAFNIO – A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS!

0
145

BELO PEDAÇO DE HAFNIO COM ZIRCONIO!
Sabia que esses metais são vendidos pela Net? Uma bolinha de hafnio, do tamanho de uma bola de gude,custa cerca de 85 euros!!!!!!!!

O háfnio é um elemento químico de símbolo Hf , de número atômico 72 ( 72 prótons e 72 elétrons ) e de massa atómica igual a 178,5 g/mol. À temperatura ambiente, o háfnio encontra-se no estado sólido.
É um metal de transição situado no grupo 4 ( 4 B ) da classificação periódica dos elementos. É de coloração cinza prateado, brilhante, quimicamente muito parecido com o zircônio, ambos encontrados nos mesmos minerais e compostos , sendo difícil separá-los. Forma ligas com o tungstênio usadas em filamentos de lâmpadas e em eletrodos. Também se usa como material de barras de controle de reatores nucleares.O carbeto de háfnio ( HfC ) é o composto binario mais refratário conhecido, e o nitreto de háfnio ( HfN ) é o mais refratário de todos os nitretos metálicos conhecidos, com um ponto de fusão de 3310°C. Este metal é resistente as bases concentradas, porém os halogênios podem regir com ele para formar tetrahaletos de háfnio ( HfX4 ). A temperaturas altas pode reagir com oxigênio , nitrogênio , boro , enxofre e silício.

Aplicações
O háfnio é utilizado para fabricar barras de controle empregadas em reatores nucleares, como aquelas usadas em submarinos nucleares. Esta aplicação é devido a fato de que a secção de captura de neutrons do háfnio é umas 600 vezes maiores que a do zircônio, com o qual tem uma alta capacidade de absorção de neutrons, além do mais tem propriedades mecânicas muito boas, assim como uma alta resistência a corrosão.
Em meados de 2006 a Intel anunciou uma nova tecnologia que utiliza o háfnio como componente básico para a construção das paredes dielétricas dos transistores em sua nova geração de microprocessadores de 45 nanometros (apelidado de Penryn).
Outras aplicações:
Em lâmpadas de gás incandescentes.
Em Processadores Intel com tecnologia 45Nm
Para eliminar oxigênio e nitrogênio em tubos de vácuo.
Em ligas de ferro , titânio , nióbio , tântalio (elemento químico) e em outra ligas metálicas.
Em eletrodos para corte a plasma.( fonte- Wikipédia)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here