HAVERÁ OUTRO PLANETA TERRA?

0
81

A estrela HD 40307 não parecia nada especial, um pouco menor, mas bastante parecida com o Sol. Mas, ao observá-la, um grupo de pesquisadores europeus descobriu três planetas ao seu redor — todos eles aparentemente similares à Terra no que diz respeito à composição.
O segredo do sucesso da pesquisa é o instrumento Harps, do Observatório de La Silla, no Chile — parte do complexo do ESO (Observatório Europeu do Sul). Ele é capaz de detectar mínimas variações no movimento das estrelas — o sinal de que há um planeta ao seu redor. Foi com esse instrumento que o mesmo grupo encontrou, em abril de 2007, o primeiro planeta potencialmente habitável — um astro rochoso, localizado a uma distância da estrela que permite a existência de água líquida em sua superfície. Todos os planetas rochosos (também ditos terrestres) até agora descobertos não são exatamente iguais aos que existem em nosso Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte); por uma limitação tecnológica, só se pode encontrar astros com massa superior a duas vezes a da Terra, e por aqui não há nenhum planeta rochoso maior que o nosso. Essa nova categoria de planetas, que não se encaixa nem nos terrestres do Sistema Solar, nem nos gigantes gasosos, foi apelidada pelos cientistas de “superterra”. As três superterras ao redor de HD 40307, localizada a 42 anos-luz de distância, têm 4,2, 6,7 e 9,4 vezes a massa da Terra. Eles giram ao redor da estrela em 4,3, 9,6 e 20,4 dias terrestres, respectivamente.- ( extraído do jornal “o Globo” )

E VOCE QUE SE ACHA A ÚLTIMA COCA-COLA GELADA DO DESERTO? O QUE DIZ À RESPEITO DE TER MUITOS OUTROS HABITANTES ALIENS NESTE UNIVERSO?
SERÁ QUE A TERRA AGUENTA A CONCORRÊNCIA????????

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here