ICE CUBE- O MEGA TELESCÓPIO

0
292

OLÁ PESSOAL!!!!!!
Já imaginaram um telescópio que fica enterrado no gelo???????
Recém construído no interior do gelo da Antártica, o telescópio IceCube tem como missão detectar as partículas que podem desvendar os mistérios do Universo (foto:http://www.lbl.gov)
Demorou 5 anos para ficar pronto, 400 homens trabalharam bem próximo do ponto exato do Polo Sul.
É o maior telescópio detector de neutrinos do mundo.
Os neutrinos são partículas subatomicas criadas em eventos cósmicos,como a explosão de supernovas.De tão pequenos, não podem ser enxergados nem com microscópios.
Trilhões de neutrinos penetram a superfície da Terra a cada segundo ( inclusive atravessando seu corpo!) mas nào deixam rastros.
O IceCube quer descobrir de onde veem os neutrinos que chegam à Terra.
Foi perfurado no gelo da Antártica um conjunto de 86 poços de 46 cm de diâmetro e 2,4 km de profundidade ( voce leu direito!)
Em cada túnel foi introduzido um cabo de aço com sessenta sensores ópticos do tamanho de uma bola de basquete.
Parte dos neutrinos vindos do espaço colidem com prótons ou neutrons dos átomos de gelo.
A colisão produz uma luz azulada que é projetada para o cosmo e combinada com informações dos satélites, indica o ponto de origem do neutrino.
Como assim???
Os sensores captam a luz emitida pelo choque dos neutrinos e a transformam em sinais elétricos que são ampliados e enviadosm pelos cabos( aqueles cabos de aço) para uma estação de coleta na superfície. Os dados digitalizados são enviados por um satélite e retransmitidos para instituições cientificas dos 7 países participantes do projeto.
Qual a maior pergunta?
Detectar se o neutrino tem massa considerável, o que explicaria a composição da misteriosa matéria escura que preenche os espaços estelares.( texto: Revista Veja, 9/01/2011)
E AGORA, SERES INTERGALÁTICOS??
para sua informação: a relação entre a massa de um neutrino e a massa de um próton é a mesma entre um grão de areia e uma bola de 1 quilo de chumbo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here