A DIETA DO MOMENTO: KETO

1
47
alguns alimentos usados na dieta Keto.

E AÍ GALERAAAAAA!

Vamos nos informar sobre essa dieta que está enlouquecendo as pessoas que desejam emagrecer, rapidamente?

Primeiro o que significa: keto é sinônimo de cetogênica.

Explicando:
propõe reduzir bruscamente a quantidade de carboidratos consumidos e aumentar consideravelmente o consumo de gorduras e elevar um pouco a ingestão de proteínas.
A dieta cetogênica costuma ser composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. Os carboidratos simples, aqueles de fácil absorção, o que inclui arroz branco, pão branco, massas e açúcar, estão proibidos. Não há restrição quanto aos tipos de proteínas e de gorduras, de modo que embutidos e as carnes vermelhas estão liberados.

O fato de reduzir os carboidratos provoca a cetose.Quando você ingere carboidratos, principalmente os simples com arroz branco, farinhas e doces, eles são convertidos em glicose para serem usadas como energia pelo organismo.

Quando tem muita glicose, a insulina converte o excesso de açúcar em em gordura e armazena, por isso você engorda!

Quando nós limitamos a ingestão de carboidratos, forçamos a queima de outro combustível: nesse caso a gordura acumulada e o corpo entra em estado de cetose – libera corpos cetônicos vindos da lipólise( quebra da gordura )

A realidade é que a pessoa, nesse processo, sente menos fome mesmo!

Porém ,claro há os inconvenientes, que não ocorrem para todos, mas é significativo:

Fadiga e dores de cabeça: Com a falta de carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia o que leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos. Em excesso essas substâncias podem causar enjoos e náuseas. A redução de carboidratos também irá causar sensação de cansaço, além do mau hálito constatado por diversas pessoas.

Corpos Cetônicos

Corpos cetônicos são três compostos, que apresentam o grupo funcional cetona, produzidos através da quebra de ácidos graxos no fígado. São eles acetoacetato, beta-hidroxibutirato e acetona. Ao contrário do que sugere o nome “corpos”, que se da a partículas insolúveis, os corpos cetônicos são solúveis no sangue e na urina.

os três corpos cetônicos


http://nutbiobio2010.blogspot.com/2010/12/corpo-cetonicos.html

No inicio as pessoas costumam ficar bem empolgadas, porque a perda de peso é bem expressiva: mas não se engane, pois está perdendo água!

A perda efetiva da gordura ocorre depois e é um processo mais lento, que os sintomas da cetose indicam que está acontecendo.
Os corpos cetônicos são importante fonte de energia para tecidos periféricos, usados nos tecidos extra-hepáticos (inclusive cérebro) e em jejum prolongado, 75% das necessidades energéticas do cérebro são atendidas pelo acetoacetato. As dietas cetogênicas (keto) pregam um constante estado de cetose (ketosis) onde o organismo usa a gordura ou os “corpos cetônicos ou ácidos graxos” (ketones) como fonte de energia ao invés da glicose (açúcar).

1
formação dos corpos cetônicos


http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/

Para que você tenha uma ideia, aí vai um cardápio de uma dieta Keto:

Cardápio de 1 dia –
https://boaforma.abril.com.br/dieta/dieta-cetogenica-perca-ate-5kg-por-semana-restringindo-os-carboidratos/

Café da manhã: 1 xíc. (200ml) de chá de hibisco com canela e gengibre + 3 ovos caipiras mexidos feitos com óleo de coco. Use temperos à vontade.

Lanche da manhã: 1 porção pequena de oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes, amêndoas).

Almoço: Salmão assado (250gr), salada verde à vontade, 5 aspargos refogados na manteiga ghee.

Lanche da tarde: ½ abacate com chia + 1 xíc. (200ml) de chá verde com gengibre.

Jantar: 1 filé de frango (200gr) grelhado + 1 porção de brócolis refogado com alho no óleo de coco (1 pires/150gr), salada verde à vontade, tempero com vinagre balsâmico de maça + 1 col. (chá) de azeite.

Ceia: 1 xíc. (200ml) de chá de cavalinha.

mas lembre-se que há vários processos bioquímicos ocorrendo em seu organismo!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here