RETOCANDO RAÍZES BRANCAS? VAMOS ATRÁS DA COMPOSIÇÃO !

0
84

COMPOSIÇÃO DO RETOCADOR DE RAIZ MAGIC RETOUCH

OI GALERA!

Cabelos brancos dividem as pessoas!

Tem aqueles que nem ligam e outros que fazem qualquer coisa para não aparecer com os fios brancos.

Pra isso já existem mil e uma tinturas, com oxidantes, sem oxidantes, com amônia, sem amônia, permanentes, as que saem depois de algumas lavadas no cabelo…

E agora os retocadores de raízes , tipo spray, tipo pincel de máscara de cílios, tipo batom, tipo pó….

Mas o que nós vamos analisar aqui é a composição do Magic Retouch cor louro claro, da L’Oreal.

Vamos ver o que tem nessa embalagem?

Dá para você ler os ingredientes, mas o que são eles?

ISOBUTANO _ O isobutano é um hidrocarboneto que nas condições ambientes é um gás incolor, inflamável e não tóxico. O isobutano normalmente é transportado como um gás liquefeito em cilindros de aço sob sua própria pressão de vapor 3,1 bar a 21 ºC.

Esse gás, quando líquido, provoca queimaduras muito graves, por isso o cuidado para evitar que a área dos olhos, rosto e mãos sejam atingidas.

FÓRMULA:

BUTANO – O butano (C4H10) ou n-butano é um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem odor) altamente inflamável e obtido pelo aquecimento do petróleo e do gás natural.

Assim, ele é um derivado do petróleo e, portanto, é uma fonte de energia não-renovável (não se renova facilmente na natureza).

O butano é um gás utilizado para o aquecimento e como combustível (doméstico e industrial), sendo mais comum nos botijões de gás para a cozinha.

Além de ser utilizado para cozinhar, o uso do butano é muito variável: combustível de isqueiros, matéria-prima na produção de borracha sintética, aquecimento piscinas e saunas, dentre outros.

Curioso notar que por ser um gás inodoro (sem odor) em sua composição é acrescido o etanotiol, para que as pessoas possam identificar uma fuga, posto que ele é altamente inflamável e tóxico.

Outra característica atribuída ao butano é que ele é um gás altamente volátil e inflamável que possui um elevado poder de provocar uma explosão.

FÓRMULA:

    C4 H10    

PROPANO- é um hidrocarboneto com 3 carbonos, derivado do petróleo. Na sua forma natural é um gás.

 A inalação de propano (isto é, engolir/inalar) pode provocar desde supor até à perda de consciência. Se o gás se encontrar em estado líquido, pode provocar congelação na pele. Em ambos os casos, é necessária atenção médica para evitar danos maiores para a saúde.

FÓRMULA

Cabe destacar que o propano costuma ser combinado com butano quando usado como combustível. Também pode ser usado em aerossóis ou para a refrigeração de diversos equipamentos industriais.

ETILTRISILOXANE- Controle de viscosidade e condicionamento da pele
FÓRMULA:
fórmula molecular:
 C9H26O2Si3

TRIÓXIDO DE TITANIO – (ENCONTRADO O DIÓXIDO DE TITANIO) O dióxido de titânio, também conhecido como o titânio (IV) ou óxido de titânia, é o óxido natural de titânio, com a fórmula química TiO2. Quando usado como pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891. Tem uma vasta gama de aplicações, da pintura ao protetor solar, para o corante. Quando usado como um corante alimentar, tem o número E E171.

O dióxido de titânio é o pigmento branco mais utilizado, devido ao seu brilho e alto índice de refração (n = 2,7), onde é superado apenas por outros materiais. Cerca de 4 milhões de toneladas de TiO2 pigmentares são consumidas anualmente em todo o mundo. Quando depositado como uma película fina, o seu índice de refração e cores, o tornam um excelente revestimento refletor ótico de espelhos dielétricos e algumas pedras preciosas como o “topázio de fogo místico”. O TiO2 é também um opacificante eficaz na forma de pó, onde é empregado como pigmento para proporcionar brancura e opacidade aos produtos como tintas, revestimentos, plásticos, papéis, tintas, alimentos, medicamentos (ou seja, comprimidos e pastilhas), assim como a maioria dos cremes dentais. Na pintura, é muitas vezes referido no jargão, como “o branco perfeito”, “o branco mais branco” ou termos similares. A opacidade é melhorada pelo dimensionamento ideal das partículas de dióxido de titânio.

FÓRMULA:

TiO2


aspecto do produto quando utilizado


fórmula estrutural

ÓXIDOS DE FERRO- são insolúveis em água e em solventes orgânicos, sua resistência á temperatura é super elevada e tem uma excelente capacidade de cobertura, além de serem inertes quando misturados com ligantes orgânicos ou inorgânicos. Os óxidos de ferro e os hidróxidos de óxido são de grande difusão na natureza, desempenham um papel importante em muitos processos geológicos e biológicos e são amplamente utilizados por seres humanos, por exemplo, como minérios de ferro, pigmentos, catalisadores, termita e hemoglobina. A ferrugem comum é uma forma de óxido de ferro (III). Os óxidos de ferro são amplamente utilizados como pigmentos baratos e duráveis em tintas, revestimentos e concretos coloridos.

FÓRMULAS:

FeO: óxido de ferro (II), wüstite

FeO2: dióxido de ferro

Óxidos mistos de FeII e FeIII

Fe3O4: Óxido de ferro (II, III), magnetita

óxido de ferro III vermelho

Fe4O5                                                                                                                                 

Fe5O6

Fe5O7

FeO: óxido de ferro (II), wüstite

FeO2: dióxido de ferro

Óxidos mistos de FeII e FeIII

Fe3O4: Óxido de ferro (II, III), magnetita

Fe4O5

Fe5O6

Fe5O7


ÓXIDO DE FERRO VERMELHO fórmula estrutural

LEMBRE QUE TODO SILICONE TEM SÍLICA- COMPONENTE PRINCIPAL DA AREIA

TRIMETILSILOXISILICATO- resina em forma de pó branco, não se mistura com água, inodora, com capacidade de reter cores, forma película, melhora o brilho e a sensação de volume.

FÓRMULAS:


aspecto do produto quando utilizado


FÓRMULA ESTRUTURAL TRIMETILSILOXISILICATO

TRIETOXICAPRILSILANO – O grupo caprilisil é  quimicamente ligado ao pigmento através de um reação de condensação entre o grupo silanol formado acima e o grupos hidroxilo da superfície do pigmento.Esses grupos são substituídos e caprilisilados  são reticulados aos pigmentos para formar um revestimento muito estável, mesmo em pH baixo, ou seja, servem para fixar os pigmentos da cor.

Veja que os óxidos de ferro junto com esse silano formam as diferentes cores usadas na coloraçao e cujos números também estao na embalagem.

Iron Oxides (CI 77499) (And) Triethoxycaprylylsilane =Black Iron -negro

Iron Oxides (CI 77499) (And) Triethoxycaprylylsilane =  black iron -negro

Iron Oxides (CI 77491) (And) Triethoxycaprylylsilane= Red Iron -vermelho

Oxid Iron Oxides (CI 77492) (And) Triethoxycaprylylsilane=  Yellow Iron Oxide – amarelo

– METILTRIMETICONE- um tipo de silicone leve, que evapora rapidamente. Usado em cosmética capilar e dermatológica.

FÓRMULA:

  • Molecular Fórmula    C10H30O3Si4     abaixo , fórmula estrutural :
fórmula estrutural

aspecto viscoso e oleoso do metiltrimeticone

CONCLUSÃO:

Depois desse relatório mega, concluímos que:

– Esses produtos para retoques de raízes brancas, nos cabelos, possuem uma série de substancias que podem afetar a saúde do cabelo e do bulbo capilar.

É indicado fazer um teste antes de utilizar.

JAMAIS  deixar cair nos olhos, nem pensar em passar nas sobrancelhas, cuidado com a pele.

AGORA O MAIS IMPORTANTE:

Os propelentes- aqueles que fazem o aerossol sair- são gases muito inflamáveis e tóxicos.

Portanto muito cuidado na aplicação …

Pesquisa feita e elaborada por XQUIMICA.

Fontes:

www.gamagases.com.br

www.todamateria.com.br

Wikipedia

https://pt.dreamstime.com

www.portalsaofrancisco.com.br

imagens dos sites citados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here