TEMOS FALADO SOBRE ÁTOMOS,NÚMERO ATÔMICO, NÚMERO DE MASSA.
JÁ SABEMOS QUE UM ELEMENTO QUÍMICO PODE SER UM CONJUNTO DE ÁTOMOS COM O MESMO NÚMERO ATÔMICO, PORQUE O NÚMERO DE PRÓTONS É QUE DEFINE O NÚMERO ATÔMICO. A DIFERENÇA ENTRE OS ÁTOMOS DE UM MESMO ELEMENTO QUÍMICO É O NÚMERO DE MASSA, PORQUE TEM MUDANÇA NA QUANTIDADE DE NEUTRONS.
TEORIA DO OCTETO:
Quando se fala de elementos químicos, é inevitável aparecer na cabeça a tabela periódica. Claro que vamos estudar essa parte, mas por enquanto, lembre que tem uma família de elementos- OS GASES NOBRES- que são chamados dessa forma porque não fazem ligação, não se juntam com nenhum outro elemento químico. Eles possuem 8 elétrons em sua última camada, ou camada de valência. Exceção no caso do hélio que adquire a estabilidade com 2 elétrons.
O restante da tabela, os outros elementos químicos, sempre terão a tendência de procurar um outro ou mais elementos , para adquirir ESTABILIDADE.
E O QUE É ESTABILIDADE?
Ficar parecido com um gás nobre, que tem 8 elétrons na última camada , ou 2, como no caso do hélio.
Se olharmos para alguns elementos conhecidos, como alumínio e ferro, veremos que na natureza, eles não estão na sua forma pura. Veja:
“O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de minérios, os quais costumam ser óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, sendo os principais: a hematita (Fe2O3) a goethita (FeOOH) a magnetita (Fe3O4)”
“O alumínio é encontrado na natureza apenas na forma de minério, ou seja, faz parte da composição de uma substância mineral. O minério mais comum em que encontramos o alumínio é a bauxita: Bauxita: é um minério que apresenta óxido de alumínio hidratado (Al2O3.)
Sim, alguns elementos como o ouro e prata são encontrados na sua forma pura. Mas são poucos os elementos que tem essa característica.
Mas onde entram os íons, nessa história ?
Justamente no momento em que um elemento procura outro elemento para adquirir a estabilidade. Para isso, elétrons serão perdidos ou ganhos….
ÍON POSITIVO ou CÁTION:
É O ÁTOMO QUE PERDEU ELÉTRONS. O NÚMERO DE PRÓTONS NÃO MUDA!! NÃO SE MEXE NO NÚCLEO DE UM ÁTOMO. AS CAMADAS ELETRÔNICAS, ONDE FICAM OS ELÉTRONS, GIRAM AO REDOR DO NÚCLEO, EM ÓRBITAS DEFINIDAS. A ÚLTIMA CAMADA É CHAMADA DE CAMADA DE VALÊNCIA, E É DESSA CAMADA QUE SAEM OU ENTRAM ELÉTRONS PARA ESTABILIZAR O ÁTOMO.
EXEMPLOS: Na +1 ; Ca +2
ION NEGATIVO ou ÂNION :
É O ÁTOMO QUE GANHOU ELÉTRONS, ENTÃO FICA COM UMA CARGA NEGATIVA MAIOR QUE A POSITIVA .
EXEMPLOS: Cl -1 ; S-2
Veja na imagem abaixo, que os prótons, dentro do núcleo, não são alterados. No cátion tem mais carga positiva e no ânion, mais carga negativa.

Para formar uma substância que você conhece, o sal de cozinha, é necessário que o sódio ( Na) e o cloro ( Cl) se juntem .
O sal formado chama-se cloreto de sódio, ou sal de cozinha. E essa reação ocorre com a formação de íons.
Mas, como saber quantos elétrons tem na camada de valência para entender se vai haver formação de cátion ou ânion? Isso é determinado pelo diagrama de Pauling, nossa próxima postagem!
pesquisa: imagens nomeadas acima e acervo próprio.