MACARRÃO INSTANTANEO:BOM OU MAL?

0
145

OI GALERA!!!

Ai,ai, ai, agora o bicho vai pegar!Quantos de vocês não se alimentam basicamente de macarrão instantâneo? Afinal em 3 minutos ele está pronto! 

Origem do miojo

macarrão instantâneo teve sua origem no Japão. Ele foi criado por Momofuku Ando, que tinha como filosofia de vida a frase “A paz está garantida enquanto não se está com fome”. Ando desenvolveu um método em que o macarrão era seco e depois frito, a fim de garantir uma praticidade em seu preparo, além de poder ser conservado por maior tempo nas prateleiras sem estragar.

Em 1971, foi introduzido no mercado o Nissin Cup Noodles, um macarrão instantâneo em um copo de poliestireno, no qual era necessário apenas adicionar água fervendo para o preparo do alimento. No Brasil, o macarrão instantâneo foi inicialmente comercializado com a marca “Miojo” e se tornou sinônimo do produto para a maioria dos brasileiros.

De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, os habitantes locais acreditam que a melhor invenção do século XX foi o macarrão instantâneo. Lá, são consumidas mais de cinco bilhões de unidades de macarrão instantâneo todos os anos. No mundo, aproximadamente 95 bilhões de unidades anuais passam pelo estômago de muita gente.

Miojo faz mal?

miojo, como já adiantamos no início do texto, não é um dos alimentos mais saudáveis.

Numa pesquisa realizada na Coreia do Sul, país em que as pessoas consomem grandes quantidades desse alimento, o doutorando da Universidade de Harvard Hyun Shin e sua equipe analisaram cerca de 11 mil pessoas com idades entre 19 e 64 anos. Os participantes relatavam o que comiam a cada dia, e os pesquisadores anotavam quando eles consumiam alimentos de fast food, alimentos comuns e macarrão instantâneo.

Depois de acompanhá-los por certo período, os pesquisadores constataram que as mulheres que comiam mais miojo tinham maiores chances de desenvolverem “síndrome metabólica”. Pessoas com esse problema podem ter aumento da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, além de maior risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e derrames. Nos homens, devido às diferenças biológicas entre os sexos, como o efeito de hormônios sexuais e do metabolismo, pode ser explicada uma falta aparente da associação entre comer macarrão instantâneo e o desenvolvimento de síndrome metabólica.

Além dessa descoberta recente, o macarrão instantâneo é rico em gorduras e possui quantidades absurdas de sódio (equivalente a aproximadamente 60% da necessidade diária – cerca de 1400 mg – por uma unidade de 80 g) que, de acordo com nutricionistas, podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde. Por isso, deve-se evitar o consumo desse alimento. Caso você não consiga parar, não consuma o macarrão instantâneo todos os dias. Outra dica legal é tornar o miojo mais saudável, adicionando vegetais e outros alimentos não processados (ou mesmo usando apenas o macarrão, deixando de lado o saquinho de tempero).

Mas… segundo pesquisas em 10 marcas diferentes do produto, feitas pela associação Brasileira de Defesa do Consumidor alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional: estes altos índices são consequência da fritura que o macarrão instantâneo é submetido para que possa ser cozido rapidamente depois. Os valores de gordura e de sódio estão diferentes do informado no rótulo .A pesquisa mostrou que alguns produtos contêm mais do que o dobro da quantidade de sódio recomendada para um adulto : “Pessoas com colesterol alto, hipertensão e crianças devem evitar ao máximo. Em geral, todo mundo deve evitar comer, porque não é um alimento saudável”. O alto teor de sódio pode fazer com que a pressão arterial aumente, além de reter líquido e proporcionar problemas cardíacos. Vamos lá, pessoal, sem tristeza! Você pode cozinhar bastante macarrão, dividir em porções, congelar ( sem molho!) e na hora da mega fome, põe a água para ferver e coloque a porção de macarrão congelado dentro até aquecer ( rapidinho!) .Tempere a seu gosto: azeite, orégano,queijo ralado, molho pronto e está aí seu macarrão mais saudável!

fonte:
https://www.ecycle.com.br

Acima como são feitos os blocos de macarrão tipo miojo- fritos para não grudarem….e melhor conservação!

revisado e atualizado em 31/7/2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here