MATÉRIA ESCURA, ENERGIA ESCURA???????

1
272

OLÁ PESSOAL!!!!
Estava procurando “notícias” e li ISSO!Não sei o que é matéria escura e nem energia escura, mas como tantas outras coisas, será que vão conseguir provar a existencia delas?
GENEBRA – A matéria escura, que os cientistas acreditam que forme até 25% do universo, mas cuja existência nunca foi provada, poderá ser detectada pelo acelerador de partículas gigante da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), disse nesta segunda-feira, 8, o diretor-geral do centro de pesquisas.

Rolf-Dieter Heuer afirmou em uma entrevista coletiva que alguma evidência da matéria poderá surgir até mesmo no curto prazo a partir do acelerador de partículas destinado a recriar as condições do Big Bang, o nascimento do universo ocorrido há cerca de 13,7 bilhões de anos. “Não sabemos o que é a matéria escura”, disse Heuer, diretor do Cern que fica na fronteira entre Suíça e França, nas proximidades de Genebra. “Nosso Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) poderá ser a primeira máquina a nos dar um insight sobre o universo escuro”, disse ele. “Estamos abrindo a porta para a Nova Física, para um período de descobertas.” Astrônomos e físicos afirmam que apenas 5 por cento do universo é conhecido atualmente e que o remanescente invisível consiste de matéria escura e de energia escura, que formam cerca de 25 por cento e 70 por cento, respectivamente. “Se formos capazes de detectar e compreender a matéria escura, nosso conhecimento vai se expandir para abarcar 30 por cento do universo, um enorme passo adiante”, afirmou Heuer. O LHC, a maior experiência científica do mundo centralizada num túnel subterrâneo oval de 27 quilômetros, está atualmente em atividade para, até o final do mês, colidir partículas com a maior energia já alcançada. ( Estado de São Paulo)

Da mesma forma que os buracos negros, a matéria escura escapa às nossas observações diretas. Sabemos com certeza que existe somente porque vemos os seus efeitos sobre a matéria luminosa

Em cosmologia, a energia escura (ou energia negra) é uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo. A principal característica da energia escura é ter uma forte pressão negativa. De acordo com a teoria da relatividade, o efeito de tal pressão negativa seria semelhante, qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade. Tal efeito hipotético é frequentemente utilizado, por diversas teorias atuais que tentam explicar as observações que apontam para um universo em expansão acelerada (Wikipédia)

imagem- supernova Cassiopeia – homepages.spa.umn.edu

XQUIMICA + ENERGIA ESCURA + MATÉRIA ESCURA = TOTAL X!!!!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here