MISTURAS HETEROGÊNEAS- COMO SEPARAR

0
460

OI!

NA POSTAGEM ANTERIOR FALAMOS SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS. AGORA, VAMOS PARA AS HETEROGÊNEAS !!!

Decantação

Consiste em separar uma mistura heterogênea, ou seja, que apresenta duas ou mais fases através da diferença de densidade, ou seja, a fração mais densa fica no fundo do recipiente e a mais leve fica acima, deste modo pode se realizar a separação através da remoção das partes individualmente. Normalmente utiliza-se o Funil de Bromo  para decantação líquido / líquido e béqueres para decantação sólido/ líquido.

Decantação com funil de bromo. Ao abrir a torneira localizada na parte inferior do funil, é possível obter o líquido mais denso da mistura, que, pela ação da gravidade, ficou depositado no fundo do funil. Foto: chakapong / Shutterstock.com

Centrifugação

Consiste na separação de misturas heterogêneas entre líquidos ou entre líquidos e sólidos através de um equipamento chamado centrífuga, que separa as fases da mistura através da força centrífuga gerada por um rotor em alta rotação.

Centrífuga utilizada em um laboratório que analisa amostras de sangue. Foto: ktsdesign / Shutterstock.com

Filtração

Consiste na separação de misturas entre líquidos e sólidos ou gases e sólidos através da passagem da mistura por um meio filtrante. Comumente utiliza-se papel filtro para realizar a filtração em laboratório.A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluída (líquida ou gasosa), passando esta última através de um meio permeável e poroso. Ao meio poroso e permeável dá-se o nome de filtro. Este retém o resíduo sólido. O fluído que passa através do filtro designa-se filtrado.

Filtração, Evaporação, Destilação simples - Só Biologia
filtração simples – imagem: |Só Biologia

Filtração a vácuo:

A diferença é que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo. O esquema a seguir mostra a aparelhagem que é usada na filtração a vácuo, também chamada de filtração a pressão reduzida.

Laboratório de Química – QUI126
A trompa de água diminui a pressão dentro do kitassato, fazendo com que a mistura, através do funil de Buchner , seja separada . imagem: Laboratório de química

Levigação

Consiste em adicionar grande quantidade de água em uma mistura afim de separar os componentes sólidos da mesma, dos componentes menos densos que podem ser arrastados por um líquido. É um processo de separação de uma mistura heterogênea entre sólidos. Muito utilizado na mineração de ouro.

processo de levigação- imagem: descomplica.com.br

Tamisação

Consiste em separar uma mistura heterogênea de sólidos de diversas granulometrias através da passagem da mesma por sistemas de peneiras ou tamises. Pode ser feito em pequenas escalas (laboratórios) ou em escala industrial.

Separação de Misturas
Tamisação- o tamanho da malha das peneiras vai determinar o tamanho dos grãos que irão passar. imagem: Ampulheta do saber

Separação magnética

Consiste na separação de misturas heterogêneas entre sólidos, quando um ou mais componentes da mistura apresenta propriedades magnéticas que possibilitem a utilização de imãs para remover estas partículas da mistura.

Técnicas de separação de misturas
separação de limalha de ferro ( raspas ) misturada com areia. |O imã atrai a limalha e a areia fica. imagem: Todo estudo

Flotação

Consiste em separar misturas entre sólidos e líquidos através da inserção de bolhas de ar e reagentes que tornem as partículas hidrofóbicas em uma suspensão, permitindo que as partículas flutuem na superfície da suspensão. Muito utilizada na mineração.

Separação de misturas - Substâncias e Misturas - Colégio Web
imagem: Colégio Web

Dissolução fracionada

Dissolução fracionada é um método empregado para separar uma mistura heterogênea de dois ou mais sólidos, sendo que apenas um deles é solúvel em determinado solvente. Por isso, para usar tal procedimento, é necessário que se tenha conhecimento dos componentes da mistura e suas respectivas solubilidades, para, então, usar o solvente adequado.

A dissolução fracionada pode ser utilizada para separar uma mistura entre areia e sal de cozinha, por exemplo. Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia formará uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida (água + sal de cozinha) usando um filtro simples.

É importante ressaltar que esse método necessita de outros métodos auxiliares para completar a separação dos componentes da mistura. A dissolução fracionada é usada apenas para dar início ao processo total.

Os métodos de separação de misturas são técnicas utilizadas para separar os componentes de misturas homogêneas ou heterogêneas.
dissolução fracionada – imagem: Brasil Escola Uol

Decantação           

A decantação é um método usado para separar misturas do tipo: sólidos e líquidos que formam duas fases, ou seja, o sólido não está dissolvido no líquido; e, ainda, líquidos imiscíveis, isto é, que não estão solubilizados.

Além disso, é necessário que os componentes possuam diferença de densidade , para que, ao deixar em repouso, um deles vá para o fundo do recipiente, e o outro flutue.

Decantadores -Tratamento de Água e Efluentes | SNatural
nesse caso de decantação, é adicionada uma substancia que promova a formação de flocos mais densos que irão para o fundo. |Esse tipo de decantação é usado no tratamento de água. imagem: SNatural

Catação

Utilizamos as mãos ou um instrumento (pinça, pegador etc.) para pegar (catar) um sólido na mistura. Baseia-se na diferença de cor e tamanho dos componentes. Um exemplo de mistura para aplicá-la é feijões e pedras.

Separação de Misturas: Métodos e Exemplos - Cola da Web
M´etodo antigo utilizado para separar grãos ou pedras. Imagem: Cola da Web

Ventilação

Utiliza a força do vento para separar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos. Um exemplo de mistura para aplicá-la é grãos de amendoim e suas cascas.

Microsoft PowerPoint - Aula 5 - Separa\347\343o de Misturas)
ventilação- imagem- www.fenixonline.com.br

pesquisa: Wikipédia, Brasil escola UOL, Toda Matéria, Manual da Química.

EXERCÍCIOS :

1- UFRJ) Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da mistura final, a melhor sequência é:

  1. filtração, decantação e destilação.
  2. cristalização, decantação e destilação.
  3. filtração, cristalização e destilação.
  4. centrifugação, filtração e decantação.
  5. destilação, filtração e decantação.

Resposta:

Alternativa “1”.

Faz-se primeiro uma filtração para separar a areia dos demais componentes. Em seguida, faz-se uma decantação para separar a querosene da solução aquosa de açúcar. Por fim, faz-se uma destilação simples para separar o açúcar da água.

2-(UFSM-RS) Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia. As pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações de:

a) dissolução, filtração, evaporação.

b) fusão, decantação, sublimação.

c) liquefação, filtração, vaporização.

d) adição de água, destilação.

e) diluição, sedimentação, vaporização.

Resposta: A

3-O “funil de bromo” também conhecido como funil de decantação é usado em laboratório para separar algumas misturas. Qual das misturas abaixo poderia ser separada usando esse tipo de funil?

  1. Água e glicose dissolvida.
  2. Água e álcool.
  3. Água e gasolina, dois líquidos imiscíveis.
  4. Água e areia.
  5. Areia e pó de ferro.

Resposta- 3 – funil de bromo é usado para separar dois líquidos imiscíveis .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here