NITROGENIO LIQUIDO II

0
169

OLÁ PESSOAL!

Conforme o prometido, mais notícias sobre o nitrogênio líquido:
O Nitrogênio líquido (densidade no ponto tríplice é 0.707 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido.

O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 Kelvin , e é um fluido criogênico que pode causar rápida congelamento ao contato com tecido vivo. Quando apropriadamente isolado do calor externo, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo em garrafas térmicas .Se as temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K ,pela lenta evaporação do líquido, resulta na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode estender de poucas horas a algumas semanas.
O nitrogênio líquido pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmera de vácuo acionada por um uma bomba de vácuo centrifuga. Nitrogênio líquido congela 63 K. A despeito de sua reputação, a eficiência do nitrogênio líquido como um refrigerador é reduzida pelo fato que ele ferve imediatamente ao contato com um objeto aquecido, envolvendo o objeto em uma nuvem de gás nitrogênio isolante. Este efeito é conhecido como efeito Leidenfrost e se aplica a liquido em contato com um objeto significantemente mais quente que seu ponto de ebulição. Um resfriamento mais rápido pode ser obtido pela conexão de um objeto dentro de uma mistura de nitrogênio sólido e líquido do que no nitrogênio líquido somente. Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maior das aplicações.

Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto, incluindo:

em criogenia, ou seja, a criopreservação de sangue, celulas reprodutivas (esperma e óvulos) e outros materiais e amostras biológicas. Preservação de humanos e animais de estimação na esperança de uma reanimação no futuro.
como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso.
o congelamento por imersão e transporte de produtos alimentícios.
como um refrigerante suplementar para o overclocking de unidades centrais de processamento e unidades de processamento gráfico
na crioterapia para remover lesões maliginas da pele incipientes ou potenciais tais como verrugas.
refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas para uma temperatura suficiente para obter a supercondutividade
Desde a razão de expansão de líquido para gás desta substância é de 1:694 , um tremendo aumento de força pode ser gerado quando o nitrogênio líquido ferve por qualquer razão.

Devido as temperaturas extremamente baixas, o manuseio descuidado do nitrogênio líquido pode resultar em queimaduras de frio. Deve-se ter em mente que como o nitrogênio líquido evapora ele irá reduzir a concentração de oxigênio no ar e poderá atuar como um asfixiante, especialmente em espaços confinado. O nitrogênio é inodoro, sem cor ou sabor, e pode produzir asfixia sem nenhuma sensação previa de aviso.

Vasos contendo nitrogênio líquido podem condensar o oxigênio do ar. O líquido no recipiente se torna gradualmente enriquecido em oxigênio (fervendo a 90 K) com a evaporação do nitrogênio, e pode causar uma oxidação violenta de material orgânico.
informações retiradas do Wikipédia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here