ONDE O VENTO FAZ A CURVA!

0
378

NOTÍCIAS SOBRE AS SONDAS VOYAGER:

A sondas Voyager-1 e 2, os objetos humanos mais distantes da Terra, acabam de render uma descoberta inesperada: o Sistema Solar não é tão redondo quanto se pensava. Em uma série de estudos publicados hoje sobre as análises conduzidas pela Voyager-2, cientistas mostram que a heliosfera –a zona de influência exclusiva do Sol– não é bem uma esfera, como sugere seu nome, mas tem uma forma mais oval no sul, como se tivesse sido amassada.
Os trabalhos que comparam os resultados obtidos pelas sondas –a Voyager-1 seguiu para o norte– estão na edição de hoje da revista “Nature” (www.nature.com). Os estudos são os primeiros publicados depois de as duas terem cruzado o “choque de terminação”, zona em que o vento solar –as partículas eletricamente carregadas emitidas pelo Sol– começa a colidir com o vento interestelar até ser desviado e parar.
Esse fenômeno ocorre muito longe, a mais de cem vezes a distância entre a Terra e o Sol. Literalmente, é onde o vento solar faz a curva. ( matéria da “Folha de São Paulo”)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here