OS 7 ESTADOS DA MATÉRIA

0
237

OI, GALERA!

NÃO LERAM ERRADO! NADA MAIS ANTIGO QUE OS TAIS ” SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO”!

AGORA OS ESTADOS DA MATÉRIA SÃO SETE- POR ENQUANTO!

VAMOS EXPLICÁ-LOS:

1- ESTADO SÓLIDO

Vamos entender as características macroscópicas desse estado, ou seja, o que de fato vemos:

forma e volume definidos

Resultado de imagem para estados da materia solido
imagem: brasilescola.uol.com.br

características microscópicas:forças de coesão bem fortes, mantendo as moléculas unidas,bem próximas o que define sua estrutura.

Resultado de imagem para estados da materia solido
depositphotos

2-ESTADO LÍQUIDO:

Características macroscópicas:

Tem volume definido e forma variavel, assumindo o

a forma de onde está contido.

Resultado de imagem para estados da materia liquido
imagem: todos pelo meio ambiente

Características microscópicas:

as forças de atração são menos intensas, o que permite um certo movimento e menor compactação das moléculas.

Resultado de imagem para estados da materia liquido moleculas
imagem:DocPlayer.com.br

3- ESTADO GASOSO :

Características macroscópicas:

Não tem forma nem volume definidos.Assume a forma e o volume onde estão contidos, sofrendo compressão e expansão.

Resultado de imagem para estados da materia gasoso
imagem: alunosonline.com.br

Características microscópicas:

Prevalecem as forças de repulsão e as partículas tem grande liberdade de movimento.Ficam distantes ums das outras e bastante “desorganizadas”.

Resultado de imagem para estados da materia gasoso moléculas
imagem: redu

4- PLASMA :Também conhecido como luz líquida

Resultado de imagem para estados da materia PLASMA
imagem: infoescola

O plasma é o quarto estado da matéria, sendo um conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons, com distribuição quase neutra e comportamento coletivo. Isso ocorre quando o gás é elevado a temperaturas extremamente altas.

Para se ter uma ideia, estima-se que 99% do Universo seja constituído de plasma. O plasma é condutor elétrico e gera campos magnéticos.

Um exemplo de plasma natural é a Aurora Boreal.

5- CONDENSADO DE BOSE- EINSTEIN

A existência desse último foi demonstrada em 1995 por uma equipe formada por cientistas norte-americanos e austríacos, além do brasileiro Germano Woehl Jr: um vapor diluído de aproximadamente 2.000 átomos de Rubídio 87 foi resfriado até atingir temperaturas de 170 Nanokelvin (nK), próximo do zero absoluto (0 K, − 273.15 °C), usando feixes de laser para aprisionar os átomos. Nesta temperatura extremamente baixa, o movimento praticamente para. Como quase não há energia cinética sendo transferida de um átomo para outro, os átomos começam a se aglomerar. Não há mais milhares de átomos separados, apenas um “super átomo”. Na prática, a descoberta do quinto estado da matéria pode representar uma evolução tecnológica sem precedentes, por exemplo, com a criação de materiais supercondutores com aplicações no dia a dia e até teletransporte e computadores quânticos com capacidade de processamento infinitamente superiores aos atuais. ( Lilia Coronato Courrol, Professora Associada do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF — Campus Diadema)


Resultado de imagem para condensado de bose-einstein
imagem: Softpedia news – condensado Bosie-Einstein

6- GÁS FERMIÔNICO

imagem: revista Superinteressante

 Para conseguir esse sólido , no MIT, utilizaram uma amostra de rubidium e baixaram sua temperatura até ficar bem próxima do zero absoluto da Escala Kelvin, o mais frio possível no Universo. Virou um condensado de Bose-Einstein.

Nesse estado, o frio é tanto que os átomos congelam e não conseguem mais se mexer. Eles acabam grudadinhos, como um único superátomo – mas mantém a característica de superfluidos. Por causa disso, é um ótimo ponto de partida para criar um supersólido.

Na Suíça, os pesquisadores colocaram o condensado em câmeras de ressonância óptica. Usaram lasers lá dentro para moldar o superátomo em uma estrutura de cristal, toda regular e rígida, indicando estado sólido. ( Revista Superinteressante)

O gás fermiônico também se encontra em temperaturas baixas, mas quente o bastante para as moléculas atuarem isoladamente e mantém a forma semelhante a um gás.

7- SUPER FLUIDO DE POLARATIONS :

imagem: Fluxo de polaritons encontra um obstáculo em um objeto não superfluido (imagem superior) e superfluido (imagem inferior)

Trata-se de um material sólido preenchido com uma série de partículas de energia conhecidas como polaritons. Os polaritons foram aprisionados e tiveram sua velocidade diminuída no interior do novo material. Este estado da matéria até agora desconhecido, introduz um método radicalmente novo tanto para mover energia de um ponto a outro, quanto para gerar um feixe de luz coerente – um laser – utilizando uma quantidade muito pequena de energia. (Mundo Curioso)

Este superfluido, com características de um supercondutor e de um raio laser é capaz de levar energia de um lugar para outro através de um feixe de luz coerente, utilizando uma quantidade muito pequena de energia, também pode gerar raios laser potentes com baixo consumo e fazer transporte de bits em meio sólido. (Wikipédia)

Pela primeira vez, em junho de 2017, uma equipe de físicos conseguiu alcançar a “luz líquida” à temperatura ambiente, tornando essa estranha forma de matéria mais acessível do que nunca. (ciberia.com.br)

OUTROS SERÃO DESCOBERTOS?

PARA VOCÊ SABER: ( Wikipédia)

Existem outros possíveis estados da matéria, alguns destes só existem sob condições extremas, como no interior de estrelas mortas, ou no começo do universo depois do Big Bang:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here