SE FALAMOS DO ETANO, VAMOS FALAR DO ETINO!

2
211

O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, é um hidrocarboneto da classe dos alcinos. É o alcino mais simples, constituido por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2) . Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação.
É um gás incolor, de odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83 ºC e solidifica a -85 ºC. É muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.
O acetileno foi descoberto por Edmund Davy em 1836 na Inglaterra. Berthelot foi o primeiro a sintetizá-lo através de um arco voltaico produzido entre eletrodos de grafite envolvidos numa atmosfera de hidrogênio:
2 C + H2 → C2H2
Os alcanos maiores do petróleo e gás natural são quebrados (através de craqueamento) em moléculas menores. Estas moléculas são desidrogenadas em elevadas temperaturas.- desidrogenação significa tirar hidrogênios da molécula-
C2H6 → C2H2 + 2 H2 USOS:É usado em industrias para operações de solda e corte. ( veja a atemperatura!)Vantagens do uso do acetileno1. Possui alta temperatura de chama ( aproximadamente 3100ºC).2. Composição da chama com notáveis propriedades redutoras.3. Chama facilmente regulável, permitindo fácil identificação de atmosfera.4. Baixo custo do Acetileno em relação a vários gases.5. Elevado teor de Carbono na molécula (92,24% em peso).6. Boa velocidade de propagação (velocidade com que a chama percorre a massa gasosa).7. Formação endotérmica do Acetileno, permitindo liberação de calor na dissociação, durante a combustão.(Wikipédia e Yahoo)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here