SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS

0
520

OI!

SEPARAÇÃO DE MISTURAS É SEMPRE UM ASSUNTO INTERESSANTE, PORQUE PRECISA ENTENDER E SABER O QUE SÃO “MISTURAS” E COMO PROCEDER!

Conceito de substância pura : é aquela formada por um tipo de molécula, proporção invariável e propriedades químicas e físicas constantes. A substância pura pode ser simples– formada por um tipo de átomo, como H2 , ou composta, formada por dois ou mais tipos de átomos diferentes, como a água H2O.

Substância Pura, Simples e Composta - Ciência em Ação
substancias puras- imagem: Ciência em Ação

Na realidade, as substâncias puras são raras, porque estão misturadas com outras substancias ou elementos químicos.

Conceito de mistura:

As misturas podem homogêneas ou heterogêneas . Tudo vai depender de alguns fatores que precisam ser conhecidos:

  • solubilidade– o quanto é possível dissolver uma substância, em água, formando uma mistura homogênea. Imagine um copo, de 200 mL com água, à temperatura ambiente. Quanto de açúcar você consegue colocar dentro desse copo, mexer, dissolver completamente, formando uma mistura homogênea? Veja que a temperatura, a quantidade de água interferem. Se estiver com água quente, vai dissolver mais. Se estiver com o dobro de água, vai dissolver mais.
  • fases de um sistema: quando você prepara um bolo, coloca vários ingredientes totalmente diferentes. Quando tudo é batido e assado, é uma “coisa” só chamada bolo- você não vê o que foi adicionado. Nesse caso falamos de uma MISTURA HOMOGÊNEA com vários componentes ( cada item que você colocou para fazer o bolo).
Biologia: A ciência da vida: Misturas homogêneas e heterogêneas.
é uma mistura homogênea composta de 2 substâncias , e uma fase .imagem: Biologia, a ciência da vida

Vamos à experiência : misture 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de açúcar em 200 mL de água. Você vai obter uma mistura homogênea composta de uma fase, com três componentes: água, sal e açúcar. Embora você não veja esses dois últimos, eles estão lá.

LEMBRE: FASE É O VOCÊ VÊ. COMPONENTE É O QUE ESTÁ LÁ, SENDO VISTO OU NÃO.

Granitos - Casa Nova Marmoraria e Granitos
pedra de granito

Veja essa pedra de granito: é uma pedra só, mas você consegue ver que tem coisas diferentes nela. São os componentes dessa mistura ( granito).

Como você consegue distinguir o que está nessa pedra, ela é uma MISTURA HETEROGÊNEA, onde vemos as diferentes partes ( ou componentes) dessa composição .

E qual a composição do granito?
Sua composição é basicamente a seguinte: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores (avermelhada, rosada e creme-acinzentada); Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.

Fato interessante: Por conter uma quantia maior que o normal de urânio, o granito é radioativo. O urânio pode produzir o gás radônio, gás este que pode causar câncer.

Na imagem, nós temos um exemplo de: *A Mistura homogênea de três fasesB Mistura  heterogênea de - Brainly.com.br
Mistura Heterogênea composta por 3 fases: óleo, água e areia. Imagem: Brainly.com

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE É UMA MISTURA HOMOGÊNEA, COMO SEPARAR AS SUBSTÂNCIAS QUE COMPÕEM ESSA MISTURA?

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS :

As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.

Destilação Simples: É um processo utilizado para separarmos um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador. O condensador possui um balão de destilação onde a mistura é aquecida, os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente ,através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois não é volátil, sendo assim permanece no balão de destilação.

NotaPositiva - Métodos Físicos de Separação de Misturas
DESTILAÇÃO SIMPLES – imagem: Nota Positiva

Destilação Fracionada: O processo de destilação fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos. Assim, a solução é aquecida e separa-se, inicialmente, o líquido com menor ponto de ebulição. Em seguida, a solução é aquecida até separar o líquido com o ponto de ebulição acima do primeiro líquido separado, e assim, sucessivamente, até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS – Fórmula da Química
DESTILAÇÃO FRACIONADA- imagem: Fórmula da Química

Sabemos que toda mistura de gases é homogênea. Por exemplo, o ar atmosférico é um conjunto de gases, em que os principais constituintes são o nitrogênio (N2), com cerca de 80%, e o oxigênio (O2), com 19 %, aproximadamente.

Nesse processo, um dos gases se torna líquido antes do outro, através da diminuição da temperatura e do aumento da pressão. Dessa forma, o ar , através da destilação fracionada, fornece os gases necessários.

• Fusão Fracionada: processo semelhante ao anterior, porém, envolve misturas de sólidos com temperaturas de fusão diferentes. Ao se aquecer, o que tem menor ponto de fusão derrete ou se funde primeiro e, assim, é possível separá-lo do outro sólido.

Separação de Misturas: Métodos e Exemplos - Cola da Web
FUSÃO FRACIONADA – imagem Cola da Web

• Cristalização e evaporação: separam-se sólidos dissolvidos em líquido, sendo que nesse líquido estão presentes outros sólidos dissolvidos. Esse processo é muito utilizado para separar o sal da água do mar. Pois ao se evaporar a água, o cloreto de sódio (sal de cozinha) é o último a ser obtido.

O aspecto negativo desse processo é a perda de um dos componentes. No exemplo abaixo, perde-se a água.

Separação de misturas. Métodos de separação de misturas
CRISTALIZAÇÃO E EVAPORAÇÃO – imagem: UOL

• Extração por solventes: adiciona-se a água a fim de se obter um dos líquidos que está misturado ao outro. Por exemplo, uma mistura com gasolina e álcool pode ser separada ao se adicionar água, pois o álcool se solubiliza na água e a gasolina não. Assim, separa-se inicialmente a gasolina. Depois, se quiser separar a água do álcool é só fazer a destilação fracionada.

Extração Solventes Inertes e Ativos - YouTube
EXTRAÇÃO POR SOLVENTES- imagem Youtube

• Análise Cromatográfica ou Cromatografia: é feita para se separar os componentes de uma mistura de sólidos em solução. Eles são identificados pela cor.

Cromatografia em papel | FQ+
CROMATOGRAFIA – imagem: WordPress

FATO: A extração do petróleo ocorre por DESTILAÇÃO FRACIONADA:

Destilação Fracionada - Só Biologia
DESTILAÇÃO FRACIONADA DO PETRÓLEO – imagem: só biologia

ASSISTA COMO SE PROCESSA A DESTILAÇÃO FRACIONADA NO PETRÓLEO :

pesquisas: infoescola.com; Wikipédia; Química ( Usberco e Salvador) ;imagens do Google pesquisas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here