SERÁ QUE VOCE SABE TUDO SOBRE RADIOATIVIDADE?

0
116
Apesar de serem visualmente bonitas, as páginas impressas em papéis brilhantes são cobertas com caulim (um tipo de argila branca), que, por sua vez, é capaz de reter elementos radioativos como o urânio e o tório. Além disso, o caulim também é utilizado como aditivo alimentar e ingrediente em vários tipos de drogas, então você pode pressupor que ele realmente não é tão inofensivo assim.- www.tecmundo.com.br

OI GALERA!!!
Mais um desafio interessante: há emissões radioativas em lugares onde você nem pensa que poderia!
Essa reportagem saiu no Tec Mundo ( http://www.tecmundo.com.br ) , um super site que acompanha o Chemistry World e Chemistry News.

Vamos ?
1. A tripulação de um submarino nuclear está exposta a menos radiação do que quem está em terra seca.

2. A usina de Chernobyl ainda está emitindo radiação mesmo 30 anos depois do fatídico acidente. Isso pode gerar um colapso na estrutura e causar ainda mais emissões radioativas.

Resultado de imagem para usina de chernobyl hoje

3. A estação Grand Central, em Nova York, tem uma enorme quantidade de granito e, por isso, emite muito mais radiação do que o que seria permitido – mesmo em uma usina nuclear!
Resultado de imagem para estação GRAND CENTRAL de nova york
4. O fungo Cryptococcus neoformans cresce em Chernobyl justamente pelos altos índices de radiação no ar.
Resultado de imagem para cryptococcus
5.Essa é para os fumantes: em média, uma pessoa que fuma recebe uma carga anual de radiação equivalente a 300 radioagrafias de tórax.
Resultado de imagem para cigarros e radiografias

6. A maior quantidade de radiação espacial recebida pela Terra foi em 24 de dezembro de 2004, por causa de uma estrela de nêutrons a 50 mil anos-luz de distância.

7. As bananas são levemente radioativas.

8. Pilotos e comissários de bordo estão mais expostos à radiação do que funcionários de usinas nucleares.

9. Um punhado de urânio, que caiba em uma mão, tem praticamente a mesma quantidade de radiação que 10 bananas.

10. O controverso Projeto Manhattan testou os efeitos da radiação nos cidadãos de diversas maneiras, inclusive utilizando aveia radioativa na alimentação de bebês.

11. O mesmo projeto injetou uma enorme quantidade de plutônio no pintor de casas norte-americano Albert Stevens. Mesmo assim, ele sobreviveu aos efeitos radioativos por mais de 20 anos e se tornou o ser humano que ficou vivo por mais tempo com os altos índices de radiação no corpo.

12.Após a descoberta do rádio, muitos produtos como pastas de dentes e doces passaram a utilizar o elemento químico. Seus danos à saúde só foram descobertos anos depois.

13. Na década de 50, um brinquedo infantil foi vendido junto com amostras reais de minérios radioativos.

Granito emite radiação????

Algumas lajes de granito usadas em casas emitem níveis de radônio e radiação maiores que a média, causando alguma preocupação quanto aos consequentes efeitos na saúde . A exposição ao radônio é a segunda principal causa de câncer de pulmão, ao lado do cigarro. Nos estudos feitos até agora, a maioria dos granitos no mercado contêm quantidades insignificantes de radônio.

Sabe quando a televisão analógica fica com estática ou “chuvisco”? Cerca de 1% disso é devido à radiação cósmica de fundo que ainda resta do Big Bang!

 Próximo a Chernobyl, foi encontrada uma soja que desenvolveu defesas contra a radiação. Isso poderá beneficiar a ciência no futuro.

(http://www.ehow.com.br)

https://www.tecmundo.com.br/quimica/100827-20-curiosidades-aleatorias-bizarras-radiacao.htm)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here