SOLUÇÕES POLÊMICAS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL

2
318

OLÁ PESSOAL?
ÇA VÁ?
Hoje é sábado, dia de preocupação com o planeta!
Estado de São Paulo, caderno especial, Planeta de 24/nov/2010.
Vou fazer um resumo da matéria que eu li sobre oe projetos da geoengenharia.
Como diz o próprio jornal, soluções geniais ou ficção científica?
Vamos lá:
BOOM DE ALGAS: por meio da fotossíntese, o fitoplancton captura anualmente, cerca de 50% do CO2 da atmosfera.
Uma das pesquisas mais polêmicas é a da fertilização dos oceanos com ferro ou nitrogênio, para incentivar um intenso florescimento do fitoplancton.Um dos megaprojetos mais baratos, mas oferece riscos ao ecossistema marinho.
ULTRABRANCAS: o projeto consiste em lançar água do mar em nuvens, por meio de aviões.O processo aumenta a condensação da nuvem, tornando-a artificialmente ultrabranca. Isso aumenta a refletividade da nuvem, que manda mais luz de volta par o espaço, diminuindo a temperatura do planeta.É viavél, nào tem impacto ambiental a curto prazo, mas seu efeito é localizado.
VULCÕES ARTIFICIAIS: aviões despejando grandes quantidades de partículas de SO4-2( sulfatos) na estratosfera , formando ácido sulfúrico, que bloqueia parciamente a luz solar.
Mas pode causar chuva ácida e prejudicar a camada de ozônio.
CAPTURA DE CARBONO: esse processo já está sendo usado em alguns países. Consiste no sequestro do carbono ( CCS) através de um conjunto de tecnologias que utiliza processos biológicos, químicos e físicos para retirar carbono da atmosfera.
Depois de estocado o carbono pode ser enterrado em formações geológicas como reservas de petróleo esgotadas. O processo é caro e contínuo.
Mas fica a pergunta: quando a necessidade será maior que os efeitos colaterais?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here