TABELA PERIÓDICA- BUNSEN E O ARSÊNIO

0
366

ALÔ PESSOAL!
Hoje veremos , nessa série especial sobre o castelo periódico, um de seus habitantes mais esquisitos: o arsênio!

imagem: egqnarede.blogspot.com
Quem vê essa bela imagem vai achar que o arsênio é do bem, mas depende para quem!
Um de seus apaixonados foi Bunsen, o mesmo que aperfeiçoou o bico de Bunsen, que não foi “inventado” por ele.
Embora esse elemento tenha uma bela reputação desde a antiguidade ( quando os assassinos romanos o injetavam em figos, causando mortes bem indignas) foi Bunsen que começou a despejá-lo em tubos de ensaio trabalhando com cacodilatos, substancias à base de arsênio, cujo nome significa ” fedor”.
Para vocês terem uma ideia, os cacodilatos cheiravam tão mal, mas tão mal que, segundo Bunsen, provocavam alucinações, formigamento instantâneo dos pés e mãos ,tonturas, insensibilidade e a língua ficava coberta por uma camada preta!
Assim, antes que morresse dessa forma, Bunsen inventou o que ainda hoje é considerado o melhor antídoto para o envenenamento por arsênio, o hidróxido férrico, uma substancia relacionada com a ferrugem que adere ao arsênio e o expele do sangue.
Mesmo assim, ele usando o arsênio em uma experiencia, provocou tal explosão que quase arrancou seu olho direito e deixou-o cego pelos últimos sessenta anos de vida.
E você acha que ele parou por causa disso?
O cara era um piromaníaco assumido!Ele adorava tudo  que irrompia do solo, como gêiseres, vulcões, líquidos ferventes e chegou a construir, em seu laboratório, uma réplica de um gêiser.
Garantiu sua imortalidade ao inventar o espectroscópio, equipamento que usa a luz para estudar os elementos, e então, os trabalhos com o desenvolvimento da tabela periódica avançaram muito, classificando os elementos através dos seus espectros, mas aí o rato roeu a corda, ou seja, novos elementos foram encontrados!

Aí está a figura do espectroscopio construído por Bunsen ( imagem: scielo.br )

Bunsen é o mais alto, mas é só olhar e ver que o “cara” tem jeito de botar fogo em tudo!!!!!!!!
 ( imagem:experimentum.org ) 
XQUIMICA ADVERTE: ESSE ELEMENTO MATA!
 e aguardem o próximo: gálio!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here