TABELA PERIÓDICA – UMA ALIADA

1
265

ALÔ PESSOAL!
Vamos começar um estudo sobre a tabela periódica. Por quê?
Nos vários vestibulares que acontecem pelo país, a partir do mes que vem, são colocadas tabelas periódicas no caderno de questões de química.
Se voce conseguir decifrar esse enigma, ela esclarec muitacoisa e com certeza vai te ajudar bastante.
Para iniciar nossa conversa, observa acima, e se não der, pegue uma tabela ( que voce certamente tem no seu livor/apostila) .
Olhe bem para ela! Note que os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente númerica. Vai de 1 a 118, sendo que alguns elementos não foram nomeados devido á sua instabilidade, pois são artificiais.
O último elemento nomeado é o copernécio, elemento 112.
O número que aparece no alto do elemento, na tabela, é o número atômico e indica o número de protons de um elemento químico, assim como o seu número de eletrons, já que eletricamente neutro.
representamos por Z.
O número de massa, representado por A, fica na parte inferior do nome do elemento e indica a soma de protons e enutrons que estão no núcleo.Podemos dizer que é o “peso” doelemento.
Quando se faz exercícios desses conceitos é usada uma outra forma de colocar:

11Na23

assim o número atômico fica abaixo e o número de massa , acima do elemento.Para encontrar o número de neutrons basta subtrair o maior do menor!
Além disso a tabela revela muitas propriedades,de acordo do local onde estão os elementos.mas isso já é um outro post!
Observem que na tabela acima, da tabelaperiodicacompleta.com é uma tabela desenhada, que não tem o número de massa, mas em compensação,mostra no que são usados os elementos químicos!
Aproveitem!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here