URINA E ÁGUA SANITÁRIA NÃO COMBINAM!

47
756

ALÔ PESSOAL!!!!!!

 

Voces devem ter lido ou visto nos jornais sobre o vazamento de gás em um curtume em MS, onde pessoas morreram e outras ficaram altamente intoxicadas.

 

O gás utilizado no curtume, em um dos processos de limpeza do couro dos animais abatidos e usados no frigorífico, é o gás cloramina.

 

Esse gás tem a seguinte formação:

 

O cloro, sob a forma de ácido hipocloroso, reage com a amônia presente na água formando as monocloraminas, dicloraminas e tricloreto de nitrogênio. As reações ocorrem mais rapidamente em valores de pH mais baixo, onde a concentração do ácido hipocloroso não dissociado é mais elevada.

 

Agora imagina em sua casa, voce tendo um surto de limpeza total ,usando hipoclorito de sódio ( alvejante tipo “candida” ) HClO, que é um sal derivado do ácido hipocloroso em um vaso sanitário com urina ou juntando naqueles azulejos encardidos, alvejante e um outro limpador doméstico como o “Ajax”( que contém amônia.)

 

Vai o alerta:

 

Esse alvejante doméstico( hipoclorito de sódio) nunca deve ser misturado a outros limpadores domésticos, especialmente àqueles que contenham amônia, nem ser utilizado para limpar respingos de urina (que se decompõe em amônia e dióxido de carbono) porque pode formar gases tóxicos, como cloramina e tricloreto de nitrogênio, que se decompõe violentamente em gás cloro e gás nitrogênio.

 

Portanto, antes de usar qualquer produto de limpeza lembre do curtume: um vazamento nas mangueiras( essa é a hipótese) provocou o escape desse gás cloramina que matou e intoxicou e voce pode fazer o mesmo misturando produtos sem ler antes os rótulos!

 

XQUIMICA DIVERTE E ADVERTE!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here