URINA E ÁGUA SANITÁRIA NÃO COMBINAM!

47
245

ALÔ PESSOAL!!!!!!

 

Voces devem ter lido ou visto nos jornais sobre o vazamento de gás em um curtume em MS, onde pessoas morreram e outras ficaram altamente intoxicadas.

 

O gás utilizado no curtume, em um dos processos de limpeza do couro dos animais abatidos e usados no frigorífico, é o gás cloramina.

 

Esse gás tem a seguinte formação:

 

O cloro, sob a forma de ácido hipocloroso, reage com a amônia presente na água formando as monocloraminas, dicloraminas e tricloreto de nitrogênio. As reações ocorrem mais rapidamente em valores de pH mais baixo, onde a concentração do ácido hipocloroso não dissociado é mais elevada.

 

Agora imagina em sua casa, voce tendo um surto de limpeza total ,usando hipoclorito de sódio ( alvejante tipo “candida” ) HClO, que é um sal derivado do ácido hipocloroso em um vaso sanitário com urina ou juntando naqueles azulejos encardidos, alvejante e um outro limpador doméstico como o “Ajax”( que contém amônia.)

 

Vai o alerta:

 

Esse alvejante doméstico( hipoclorito de sódio) nunca deve ser misturado a outros limpadores domésticos, especialmente àqueles que contenham amônia, nem ser utilizado para limpar respingos de urina (que se decompõe em amônia e dióxido de carbono) porque pode formar gases tóxicos, como cloramina e tricloreto de nitrogênio, que se decompõe violentamente em gás cloro e gás nitrogênio.

 

Portanto, antes de usar qualquer produto de limpeza lembre do curtume: um vazamento nas mangueiras( essa é a hipótese) provocou o escape desse gás cloramina que matou e intoxicou e voce pode fazer o mesmo misturando produtos sem ler antes os rótulos!

 

XQUIMICA DIVERTE E ADVERTE!

47 COMENTÁRIOS

  1. Uma vez coloquei cloro de piscina em um vaso sanitário, misturado com cândida.
    Ai no dia seguinte urinei ali naquela mistura. Houve uma explosão. Pode explicar ?

  2. Anônimo, obrigada por acessar o XQUIMICA!
    Se houve uma explosão foi a mistura de cloro com água sanitária. A urina só serviu como condutor…
    Mas essa explosão não ocorreu no momento da mistura??
    XQUMICA

  3. Oi, Anônimo! obrigada por acessar o XQUIMICA!
    Quanto à sua pergunta, tudo depende da concentração: o que tem na urina, qual a % de cloro na água sanitária…para responder, tem que fazer uma analise..
    XQUIMICA

  4. Olá boa tarde, eu achei seu blog sem querer, você sabe que tipo de gás é produzido quando adicionado água sanitária em urina que estar em um sanitário a 24h ? Meu nome é Daniel 🙂

  5. Olá Daniel, obrigada por acessar o XQUIMICA!
    Os gases são cloramina e tricloreto de nitrogênio .
    Porém como a urina está a 24 horas no vaso sanitário, o que tem é um odor muito forte da evaporação da ureia que junto com o hipoclorito de sódio vai dar um desconforto ao respirar.
    Portanto cuidado…
    abraços
    XQUIMICA

  6. Obrigada por acessar o Xquimica!
    Quanto ao que você pergunta não faço a menor ideia!
    O que continha na urina do seu filho? Ele toma algum medicamento? Faz algum tratamento com nitrato de prata?
    A explicação está na composição da urina da criança.
    Como eu não sei, fico devendo essa.
    XQUIMICA

  7. Anônimo, obrigada por acessar o XQUIMICA!
    Quanto à sua pergunta, pode haver alteração na coloração, dependendo da quantidade de hormônio. Este hormônio, gonadotrofina coriônica humana (hCG), também pode ser chamada de hormônio da gravidez.
    No mais, é consultar o ginecologista e tirar suas dúvidas!
    XQUIMICA

  8. Maurício, obrigada por acessar o XQUIMICA!
    O alumínio funde a 630°C, então a 1000°C evaporou e forma uma superfície brilhante como espelho , onde for depositado esse vapor de alumínio.
    "Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricação de refletores automotivos , por exemplo. Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata.

    Devido à sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para a produção de explosivos. Ainda usado como ânodo de sacrifício e em processos de alumino termia para a obtenção de metais"
    XQUIMICA

  9. Boa tarde!
    Preciso de ajuda. A porta do meu prédio está estragada e aberta, qualquer malandro entra, resumindo tem havido algum porco a fazer do all de entrada do prédio como WC, entram e fazem xixi na entrada do prédio. Existe alguma coisa que possa espalhar tipo em pó ou em liquido para espalhar pela zona para quando o porco ou porcos forem novamente fazer xixi dentro do prédio para ficarem com algum tipo de dano na gaita ( órgão sexual). Aguardo resposta urgente obrigada!

  10. Vania , obrigada por acessar XQUIMICA.
    Quanto à sua pergunta não conheço nada que possa atingir o seu propósito. Sugiro o uso de um desinfetante bem forte, cujo cheiro espante seus inconvenientes visitantes.
    Att
    XQUIMICA

  11. Oi. Comecei usar vim cloro em gel no meu banheiro. Sou mulher qnd faço xixi fica vermelho, ja com a urina do meu marido e mae nao ha nenhuma mudança. O que pode ser ?

  12. Anônimo, obrigada por acessar o XQUIMICA!
    Na verdade, esse é um teste de gravidez caseiro, não muito confiável, mas quem fez relata a mudança da cor da urina para mais escura.O teste supostamente se baseia na detecção indireta do hormônio HCG, que reagiria com a água sanitária …
    abraços
    XQUIMICA

  13. Coloquei água sanitária no caso do banheiro e qdo oeu filho fez xixi levei um susto pois o xixi parecia sangue, fiquei observando e qdo ele fez xixi sem a presença da água sanitária o xixi fica normal, pq isso acontece?

  14. Rozana, obrigada por acessar o XQUIMICA.
    Quanto ao fato ocorrido, não vejo ligação química entre uma coisa e outra.
    Talvez um médico pudesse explicar.
    Por ser um forte oxidante, deve ser ministrado com cuidado, uma vez que, os produtos da sua oxidação são corrosivos e podem ocasionar queimaduras na pele e nos olhos, principalmente quando em altas concentrações. A reação de hipoclorito de sódio com compostos orgânicos é violenta e dá origem a substâncias tóxicas e até cancerígenas. Misturas de hipoclorito com urina, por exemplo, devem ser evitadas, pois areação desse composto com a amônia dá origem à cloramina, substância tóxica ao organismo.
    XQUIMICA

  15. Xquimica, fiquei muito assustado, tinha urina em copos de coleta não entregues no laboratorio, resolvi colocar no recipiente com cloro. ouvi uma reação de espuma, cheguei proximo e aspirei, NOSSA, quase desmaiei, nariz ardeu muito. Corro algum risco XQUIMICA.
    coloquei anonimo pq nao tenho cadastro, meu nome é Jean

  16. Olá Jean, obrigada por acessar o XQUÍMICA!
    O que você sentiu foi a reação do cloro com a urina. Todo cuidado com a manipulação desses objetos contaminados e cloro.
    Use sempre máscara e luvas de proteção.
    São itens mais do que necessários no laboratório.
    Att
    XQUIMICA

  17. Bom dia!!

    Tenho 2 cadelinhas e hoje pela manhã as duas haviam urinado fora do jornal. Fui limpar com água sanitária e observei que uma das urinas espumou e a outra não! Será que uma das minhas cadelinhas está com algum problema? Quais agentes poderiam fazer a urina espumar quando em contato com água sanitária?
    Obrigada!!

  18. Fernanda, obrigada por acessar XQUIMICA!
    O que eu sei sobre o assunto é que, quando a mulher está grávida, a urina dela com água sanitária fica mais escura e espuma.
    Não sei se com animais o processo é o mesmo!
    Mas se for, pode ter alguma cadelinha grávida por aí!
    Att
    XQUIMICA

  19. Realmente ocorre uma reação. Urinei no chão, fora de casa, aí resolvi jogar água sanitária (da embalagem branca) pra não cheirar ruim. Foi louco, pois parecia que estava fermentando (fazia barulho de gás de refrigerante) e observei uma leve fumacinha saindo (parecia vapor). Logo depois ficou branco parecendo espuma. O bom é que o cheiro da urina não prevaleceu.

  20. Ola muito boa a dica, do seu blog.. esta de parabens.hj por acaso urinei apos ter usado cloro pra limpar o vaso. A urina foi ficando rosada depois cor vinho escuro. Detalhe: havia tomando ciproflixacina 500mg, dipirona 1g, buscopam (do posto de saude) hidroclorotiazida, losartana e doril com cafeina e paracetamol…td isso pq alem de hipertenso tb fui acometido de infeccao urinaria…assustei com o resultado ..bem interessante.. fiquei apreensivo mas vi q o xixi menino num dos comentarios tb escureceu. A pergunta eh melhor limpar o vaso com o q pra nao ter problema ???? Obgd

  21. Olá Ruberto, obrigada por acessar XQUIMICA!
    É difícil tirar uma conclusão, uma vez que você está tomando muitos medicamentos e eles são excretados pela urina.
    Mas não precisa deixar de usar cloro, que é bactericida.
    Dê a descarga antes de urinar, para evitar o contato direto do cloro e da urina.
    Abraço
    XQUIMICA

  22. Tenho cachorro em casa e eles sempre mijam dentro de casa, eu limpo com água sanitária sempre espuma e sibe um cheiro estranho que arde o nariz e os olhos, faz mal respirar isso? Corro algum risco?
    Meu nome e Daniela.

  23. Daniela, obrigada por acessar XQUIMICA!
    Na verdade, os seus animais de estimação deveriam urinar fora de casa, ou em cima de um jornal.
    A limpeza será melhor se você usar outro tipo de produto, e desinfetar. Tem repelentes para colocar nos lugares onde não queremos que o animal urine. Converse com o veterinário e veja qual o produto mais indicado.
    Abraço!
    XQUIMICA

  24. Olá, boa tarde, não sabia… joguei agua sanitaria no vaso e depois de umas 02 horãs urinei. Percebi um cheiro muito forte depois disso.. Meu filho de 3 anos estava tomando banho. Estou morrendo de medo de ter feito mal a ele..

  25. Obrigada por acessar XQUIMICA
    Silvia Loreto, o uso da água sanitária necessita de cuidados extras, principalmente quando há animais domésticos envolvidos. Use máscaras e luvas.
    É preferível você utilizar outro tipo de desinfetante. Compre em casa de produtos para animais.
    E não utilize nada com amônia também.
    XQUIMICA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here