VAZAMENTO DE ÁCIDO CLORÍDRICO – CONSEQUENCIAS

0
171
Reação de ácido clorídrico e hidróxido de cálcio

ALÔ PESSOAL !

Hoje, dia 21/2/2019, tombou e vazou um carregamento de ácido clorídrico na pista , em SP.

Qual a gravidade e as consequências disso?

O ácido clorídrico é extremante corrosivo e reage com água quando colocado em contato . No momento do acidente havia uma chuva fina, o que foi suficiente para que o ácido começar a evaporar, formando uma nuvem branca que ficou pairando acima do caminhão e depois foi levada pelo vento.

As pessoas que faziam a transferência do restante do ácido para outro caminhão estavam com os EPIS – equipamentos de proteção individual- necessários nesse caso, proteção total , pois a inalação dos vapores corroe as vias respiratórias.

A carga que foi evaporada não pode ser contida, mas há o risco de penetração no solo.

Quando ocorre esse tipo de acidente são necessários protocolos de ação como a neutralização do ácido através da reação com a cal – hidróxido de cálcio – Ca(OH)2

A reação que ocorre :

Neutralização Total: 2HCl + Ca(OH)2 =>
CaCl2 + 2H20 – Cloreto de Cálcio (Sal) + Água

Sobre o ácido clorídrico :

ácido clorídrico não é inflamável
Pode causar queimaduras severas e possível perda de visão. Seu vapor é extremamente irritante.
Polui rios e corpos d’agua alterando o pH. A afeta a flora e a fauna que tiver contato com o ácido ou seus fumos, solo atingido pelo ácido ataca os minerais do solo.
Pode causar severas lesões e até levar a perda da visão em caso de contato direto com os olhos.
• Inalação: Irritação severa da via respiratórias superior, resultado sensação de queima na garganta, engasgo e tosse. Se inalado profundamente pode causar edema pulmonar.
• Contato com a pele: Corrosivo à pele pode causar severas queimaduras se não for removido com lavagem. Contato repetitivo pode levar a dermatite.
• Contato com os olhos: Causa rapidamente severa irritação nos olhos e pálpebras. Em caso de contato prolongado pode haver permanente dano visual ou perda da visão.
• Ingestão: Se ingerido pode causar severas queimaduras às mucosas da boca, esôfago e estômago.

Reage com metais com a formação de hidrogênio ao qual misturado com
ar pode causar explosão ou sofre ignição.

Usos do ácido clorídrico 

Esse ácido é muito utilizado em laboratórios e em processos industriais, principalmente para a formação de haletos orgânicos (como o CH3Cl, cloreto de metila, por exemplo). Também é usado na extração de petróleo: ele dissolve uma parte das rochas, pois é introduzido no bolsão rochoso e facilita o fluxo do petróleo até a superfície. Também é usado na produção de corantes, hidrólise de amidos e proteínas, produção de tintas, couros, entre outros.

No comércio é encontrado em sua forma impura, recebendo o nome comumente conhecido de ácido muriático e é usado principalmente para a limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejos e de superfícies metálicas antes do processo de soldagem.

Além disso, esse ácido é encontrado no nosso estômago. É um dos principais componentes do suco gástrico que é secretado para auxiliar na digestão da comida, num volume de aproximadamente 100 mL.

Fonte:http://www.sasil.com.br/br/hp/upload/FISPQ-AcidoCloridrico.pdf

Fonte:https://m.brasilescola.uol.com.br/quimica/Acido-cloridrico.htm

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here